Domingo, 24 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

7/8/2013 - Jundiaí - SP

Alimentos ganham novas regras em Jundiaí




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Está em vigor desde a última sexta-feira (2) a mudança parcial da lei municipal 7.582, promulgada pela Prefeitura e que estabelece critérios mais rígidos para a separação de diversas categorias de alimentos nos mercados do município. E o consumidor deve ganhar com a medida.

“A separação de produtos é importante porque facilita a localização e identificação dos produtos, favorecendo o poder de escolha dos consumidores”, explica o engenheiro agrônomo Sérgio Mesquita Pompermayer, que preside o Consean (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional).

A medida, aprovada anteriormente pela Câmara de Jundiaí com o projeto de lei 8.049, define que os supermercados precisam separar os produtos considerados dietéticos nas categorias diet e light, além de produtos sem glúten ou sem lactose, em locais exclusivos para esse tipo de alimentos. O mesmo é exigido para sucos e refrigerantes considerados diet ou light.

Ao mesmo tempo, a legislação municipal também passa a exigir a separação das linhas de alimentos transgênicos (ou seja, daqueles que usaram matérias primas de vegetais geneticamente modificados).

Saúde nas escolas
A medida entra em vigor em um momento de diversas ações públicas para a elevação da qualidade alimentar em Jundiaí. No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, o conselho já havia realizado um encontro com as cantinas escolares privadas para uma palestra sobre a iniciativa das “cantinas saudáveis”.

A preocupação também envolve outras pastas, como a ampliação de produtos orgânicos na merenda escolar tomada pela Secretaria de Educação. Outra iniciativa, na Secretaria de Saúde, foi o projeto-piloto sobre a obesidade infantil, desenvolvido na unidade de saúde UBS Morada das Vinhas.

Na Secretaria de Agricultura, a segurança alimentar vem sendo tratada com a diversificação de projetos como a feira Jundiaí Orgânica e, ao mesmo tempo, a autorização de venda de derivados de produtos rurais nas bancas já existentes do projeto Produtor na Praça.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.