Domingo, 24 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

9/8/2013 - Jundiaí - SP

Ato promove uso da ciência na Semana do Bebê




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Um evento com representantes de diversas cidades da região marcou nesta quinta-feira (8) a 2ª Semana Regional do Bebê, que foi aberta domingo e está promovendo centenas de atividades em Jundiaí. O principal destaque foi dirigido para a pesquisa de bases científicas para as políticas públicas voltadas para as crianças com até 3 anos de idade, fase chamada de primeiríssima infância.

“Está cada vez mais comprovado que diversos fatores envolvem as condições mínimas nessa fase que determinam as pessoas no futuro. Até mesmo o uso da violência em manifestações de cidadania pode estar ligado à falta desses fatores”, polemizou Eduardo Queiroz, presidente da FMCSV (Fundação Maria Cecília Souto Vidigal), parceira da Universidade de São Paulo, Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), Universidade de Harvard e outras.

A provocação estava voltada para a necessidade de ação integrada pelas crianças e, antes disso, pelo planejamento familiar. No ato, realizado na Câmara de Jundiaí, estavam presentes os secretários Cláudio Miranda (Saúde), Durval Orlato (Educação) e Marilena Negro (Desenvolvimento Social) que contam com setores envolvidos nesse tipo de ação.

Confira a programação completa da semana, que acontece nos bairros e tem evento de encerramento neste sábado (10) no Centro.

Para a diretora da Secretaria Estadual de Saúde, Sandra Regina de Souza, tanto a cidade quanto a região merecem ser parabenizados pelos esforços conjuntos. “Os efeitos buscados pelo Estado na adesão ao projeto Primeiríssima Infância estão na queda da mortalidade infantil, apesar de ser a menor do país, e na redução da violência doméstica como efeito colateral. Investir no começo da vida é uma garantia individual e coletiva”, explicou.

Acompanhada pela diretora regional Márcia Bevilacqua, ela explicou aos secretários e também ao presidente da Câmara, Gerson Sartori, que a adesão do Estado vai reforçar as ações da microrregião de saúde (Jundiaí, Várzea Paulista, Itupeva, Campo Limpo, Cabreúva, Louveira, Jarinu, Itatiba e Morungaba) com um programa de treinamento de gestores públicos, a criação do “cartão da criança” e um indicador que está sendo concluído pela Fundação Seade.

Os secretários também comentaram sobre os investimentos em creches, ações de centros de assistência social e da rede de atenção básica em saúde. Para Marilena Negro, a experiência integrada nos quatro pólos (Novo Horizonte, São Camilo, Jardim Tamoio e Santa Gertrudes) está sendo muito positiva.

“Estávamos coordenando o projeto antes, mas a busca do prefeito Pedro Bigardi pela integração setorial abriu ainda mais as perspectivas”, explicou Cláudio Miranda, da Saúde. A coordenação voluntária do comitê agora é de Maria Eugênia Orlato, companheira do secretário Durval Orlato (Educação). Mas outras pastas também participam da iniciativa, como ocorreu com transportes.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.