8/11/2012 - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Com uma central de coleta instalada no Clube Atlético Corrupira, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento promoveu, na manhã e tarde desta quarta-feira (07) mais uma edição do programa Campo Limpo, que tem como objetivo facilitar aos agricultores e produtores rurais o descarte de embalagens e recipientes de agrotóxicos utilizados nas plantações.
Foram mais de quatro mil embalagens recolhidas dessa vez. Apesar de montar a base no bairro de Corrupira, o serviço foi disponibilizado para as propriedades rurais de toda a cidade. De acordo com Isabel Harder, diretora de Agronegócios, em todas as suas edições, o programa escolhe uma região para fazer a coleta coletiva, mas não significa que atenderá só a localidade. “Nós fizemos um amplo trabalho de divulgação, para que as pessoas se programassem para trazer as embalagens até aqui”, disse a diretora.
Segundo o secretário de Agricultura, Jorge Yatim, o descarte desse material segue um procedimento padrão e o programa da secretaria tem como objetivo facilitar esse trabalho, já que, durante esse período, todos podem encaminhar as embalagens para um único local. “Iniciamos em 2010 e, de lá para cá, notamos que houve uma diminuição no volume de embalagens, o que, nesse caso é benéfico, pois significa que as orientações sobre o descarte correto foram seguidas”, disse.
Acompanhando o dia de campo, há a distribuição de folhetos explicativos, com informações sobre os tipos de produtos agrotóxicos e os riscos no manuseio. “Também aproveitamos para falar da importância do uso dos EPIs, que são os equipamentos de proteção individual, que não pode faltar na atividade que exerce o homem do campo”, explicou o secretário.
O produtor agradece
Essa oportunidade da Secretaria de Agricultura é bem recebida pelos produtores. José Henrique Losqui, um dos membros da família Losqui, que possui uma grande área produtiva na região do Corrupira e integra o pólo turístico do Circuito das Frutas, foi um dos primeiros a chegar nesta quarta-feira ao ponto de coleta. Segundo ele, o programa preenche uma das lacunas que hoje existem no quesito incentivo ao produtor rural. “Além do que, dá uma forte contribuição à proteção ao meio ambiente, ampliando a conscientização”, disse Losqui.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.