10/9/2012 - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A Secretaria de Saúde finalizou as obras do novo centro cirúrgico da Cobema (Coordenadoria de Saúde e Bem-Estar Animal). Com a conclusão dos serviços, já é possível realizar cirurgias de castração e fazer a identificação dos animais por meio de chip, medidas que vêm reforçar as ações da secretaria voltadas à guarda responsável de animais domésticos, com foco na prevenção de doenças, controle populacional e qualidade de vida. O novo centro cirúrgico conta com salas pré e pós-operatório, sala para esterilização, antecâmara e consultório.
O prefeito Miguel Haddad conheceu as novas instalações, na tarde desta quinta-feira (6), e anunciou que mais um mutirão de castração já está em andamento no local. Desta vez, a ação é direcionado a animais já doados em feiras de adoção e que ainda não foram esterilizados. “Em pouco mais de um ano, as ações da Cobema avançaram, seja com a realização de mutirões, nas adequações dos espaços e até mesmo no trabalho de conscientização”, disse o prefeito.
Segundo Miguel, no decorrer do último ano, foram realizados mutirões nos bairros, que resultaram no atendimento de 900 animais, entre cães e gatos.
Foram castrados animais do Jardim Novo Horizonte, Jardim Santa Gertrudes e Jardim Tamoio. No mutirão que está em andamento, as cirurgias são feitas no novo centro cirúrgico e a expectativa é de atender cerca de 400 animais.
Para novembro, já está previsto um novo mutirão que deverá atender mil animais do Jardim São Camilo.
A gerente da Cobema, Alessandra Benedetti Ferreira, explicou que a campanha atual vai atender especificamente animais que foram doados e não estavam castrados – a maioria por pouca idade. “Já entramos em contato com os novos proprietários e agendamos dia e horário para retornarem à Cobema para cirurgia”, enfatizou a gerente.
Com os mutirões de castração e identificação, a Prefeitura consegue atuar mais efetivamente no controle populacional de animais. Com a castração evita-se a procriação indiscriminada. Ao inserir o equipamento de identificação é possível fazer um acompanhamento da história clínica do animal e, em caso de abandono, identificar o proprietário e responsabilizá-lo, uma vez que o abandono de animal é crime, com penalidade que varia de três meses a um ano de reclusão.
Todo trabalho para o controle da população de cães e gatos de rua deve estar atrelado à educação e conscientização das pessoas para a posse e guarda responsável.
Nesta linha de trabalho, a diretora de Vigilância em Saúde, Fauzia Raiza, explicou que a Cobema desenvolve ações junto aos alunos da rede municipal de ensino.
Neste ano, já foram visitadas 25 escolas e, aproximadamente, dois mil alunos participaram de palestras e assistiram a vídeos educativos.
A Cobema
Criada em abril de 2011, tem a proposta de reforçar as ações já desenvolvidas pela Prefeitura à guarda responsável de animais domésticos. Localizada em uma área de 5 mil m² no Parque Centenário, a Cobema conta com um canil de 125 m², três áreas de socialização com 40 m² cada, salas do setor administrativo. Além da finalização das obras do novo centro cirúrgico, está em construção mais um canil, com oito baias, totalizando 50 m².
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.