Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

4/4/2012= - Jundiaí - SP

Comunidade negra apresenta projeto do Jardim Africano




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Baobá, árvore sagrada para o continente africano, é uma das plantas que está contemplada no projeto paisagístico do Jardim Africano, que foi apresentado nesta terça-feira (3) para o prefeito Miguel Haddad.

Representantes do movimento negro de Jundiaí lotaram o auditório do 8º andar, do Paço Municipal. O encontro também recebeu a presença de José Mendes Ferreira – Guelejú Abelabú III, rei negro brasileiro e tetraneto do Rei Zumbi dos Palmares.

O prefeito Miguel Haddad, diante da proposta do Jardim Africano, falou sobre o pioneirismo de Jundiaí em vários assuntos: compras pela internet, cotas para negros nos concursos públicos, Lei de Responsabilidade Fiscal, extinção das sacolas plásticas nos supermercados e, mais recentemente, a apresentação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), reconhecido pelas pessoas como o transporte do futuro.

“Estas ações destacam a visão de futuro com que administramos a cidade; visão de futuro não somente nos projetos, mas em valorizar as pessoas: o essencial é oferecer oportunidades às pessoas. O jardim vai ficar como uma marca histórica”, comentou. “Fico feliz em ser o prefeito que vai inaugurar o Jardim Africano, que terá tanto significado para a comunidade negra”, destacou.

De acordo com Jorge Reis, do Grumo Zama, Jundiaí vem desenvolvendo várias ações de promoção da igualdade racial, visando resgatar a autoestima dos negros e seus descendentes, preservar a história e a cultura afro-brasileira e exaltar sua participação na construção da cidade. “O prefeito Miguel Haddad criou logradouros e políticas de ações afirmativas, que deram visibilidade ao nosso grupo étnico, fundamentais para a reconstrução, valorização e manutenção desta identidade”, comentou.

O Jardim Africano será construído num espaço reservado no Jardim Botânico em 2003, próximo à água, cuja simbologia, remete à vida e aos quatro elementos da natureza. De acordo com Reis, o secretário Walter da Costa e Silva Filho, já reservou cinco mudas de Baobás e vai disponibilizar canteiros de ervas medicinais. “Teremos também um busto da Mãe Preta para, inclusive, incentivar o aleitamento materno”, comentou, destacando que a paisagista Sandra Santos é a responsável pelo projeto.

Eginaldo Marcos Honório, representante da OAB Jundiaí e diretor jurídico do Clube 28 de Setembro, também destacou as ações da Prefeitura de Jundiaí para promover a inclusão social e a igualdade racial, ao mesmo tempo em que tem promovido a visibilidade dos trabalhos desenvolvidos pelo movimento negro.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.