24/1/2012 - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa
A Terapia por meio de bandagem, como é conhecida, vem ganhando espaço no tratamento eficaz de paralisias em alguns níveis.
O curso será ministrado pelo Prof. Ms Nelson Morini Junior, fisioterapeuta.
O terapeuta conheceu a bandagem elástica em 1998, quando esteve nos Estados Unidos. Estudou a terapia e criou um método exclusivo: “criamos o Método Therapy Taping (2008) que tem registro de marca internacional no INPI - 829647481. Para dar mais sustentação ao método desenvolvemos o conceito teórico que chamamos de CONCEITO DE ESTIMULAÇÃO TEGUMENTAR. Este, foi registrado na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro sob o número 474908, 2009. Este conceito é o que norteia a utilização da bandagem e as nossas pesquisas sobre o método. Em seguida, registramos o conceito prático de utilização da bandagem Therapy Tex, também na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro sob número 524431, 2011. Em 2008, criamos a associação Therapy Taping Association (www.taping.com.br) que é uma pessoa jurídica sem fins de lucro, que além de certificar os cursos, promove apoio a pesquisas”.
A comprovação da eficácia do método, é descrita pelo terapeuta como: “nossos avanços são para certificar o conceito de estimulação tegumentar que realizamos pesquisas nas áreas de neurologia e ortopedia. Utilizamos para verificar os estímulos um aparelho de eletromiografia de superfície em que são captados os sinais elétricos em modificação. Na área de neurologia, temos pesquisas tanto em Fisioterapia quanto em Fonoaudiologia, ambos em crianças com comprometimento neurológico. Para a Fisioterapia, a proposta foi de melhorar o posicionamento do membro inferior e da marcha, além de outra pesquisa com crianças com pé torto congênito. Para a área de Fonoaudiologia, os estudos são para a disfagia e melhora da sialorréia de crianças com paralisia cerebral. Mais outros cinco projetos de pesquisa estão em andamento no centro Amarati de Jundiaí; outros três estão sendo finalizados na Escola Paulista de Medicina, e mais um na AACD unidade Mooca de SP. Também, se iniciou projeto de pesquisa na área de neurologia em Centro de Reabilitação da cidade do Panamá para pés planos em crianças”.
Sobre o Curso: “o curso tem uma primeira parte que passamos como; quando e por que se utilizar a bandagem Therapy Tex transmitindo o conteúdo teórico e realizando as práticas a medida em que as informações são passadas. As práticas serão para todo o corpo - da cabeça aos pés - sempre visando aplicação com pensamento clínico aplicado a neurologia que é a demanda dos pacientes da APAE de Jundiaí”.
Serviço
Curso Básico de Therapy Taping na APAE de Jundiaí
Dias 4 e 5 de fevereiro das 8h às 18h
Público-alvo: Profissionais da área de saúde (Fisioterapeutas, Terapia Ocupacional).
Inscrições e Informações: 4588-2900 ou estimulacao@apaejundiai.org.br
R. Dr Francisco Telles, 475 – Vila Progresso
Investimento: R$ 500,00
Depósito em Conta Corrente, beneficiado APAE de Jundiai
Banco Itau (341) Agência 0658 Conta Corrente 57000-7
CNPJ 50.956.440/0001-95
A Therapy Taping Association
A Therapy Taping Association foi a realização de muitos anos de trabalho e desenvolvimento da técnica da bandagem elástica terapêutica no Brasil. Esta técnica foi introduzida no Brasil em 1998 pelo Prof. Nelson Morini Junior, que fez o curso de Instrutor Internacional da Técnica Kinesio Taping nos Estados Unidos e, posteriormente esteve no Japão para novos aprendizados.
Durante estes anos, o Prof. Nelson Morini desenvolveu método de técnicas de aplicações diferenciadas em diferentes regiões do corpo destacando as técnicas de face utilizadas na área de Fonoaudiologia. Muito utilizada nas áreas de neurologia e ortopedia/traumatologia, o principal destaque destes anos de estudo, foi o desenvolvimento do Conceito da utilização da bandagem – Conceito de Estimulação Tegumentar. Muito mais que uma bandagem, agregar o valor do Conceito a este instrumento fortalece o entendimento do método e permite que os profissionais possam obter resultados mais satisfatórios.
O emprego do Conceito na técnica da bandagem elástica terapêutica permite sua utilização em diferentes profissões tais como: Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Odontologia e Educação Física. Além do Brasil, o Prof. Nelson Morini introduziu o Conceito e Método na Argentina e Chile ministrando cursos para profissionais de grandes centros de reabilitação e universidades.
Fundada no dia dezesseis de dezembro de 2008 na cidade de São Paulo, com presença de profissionais da área da saúde de diferentes cidades do Brasil e da Argentina, a Therapy Taping Association tem como objetivo fomentar cursos para profissionais e estudantes da área da saúde, desenvolver pesquisas relevantes para a sociedade em diferentes profissões certificada pelo Centro de Investigação Científica Therapy Taping (CICTT).
A APAE de Jundiaí
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Jundiaí – foi fundada em 1957. Foi a primeira APAE no Estado de São Paulo e a terceira do Brasil. É uma instituição beneficente de assistência social que atua nas áreas de Saúde, Educação e Assistência social.
Possui estrutura para atender 1.200 pessoas mensalmente, desde recém-nascidos até a terceira idade. Oferece atendimento para bebês de Alto risco, crianças com atraso no desenvolvimento, crianças com dificuldades de aprendizagem, pessoas com deficiência intelectual e autismo e suas respectivas famílias. A APAE de Jundiaí ainda oferece atendimentos específicos nas áreas de psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, assistência social e fisioterapia para crianças de 0 a 6 anos.
Para mais informações, acesse www.apaejundiai.org.br, ou ligue para 4588.2900.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.