11/10/2012 - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Uma das atividades programadas para a comemoração do Dia Mundial da Alimentação deste ano vai envolver a Cáritas Diocesana de Jundiaí e a Pastoral da Criança, além do Consean (Conselho de Segurança Alimentar). Trata-se da Oficina de Cozinha Enriquecida, projeto voltado para crianças e pré-adolescentes da Casa da Fonte CSJ (localizada no Jardim Novo Horizonte).
“Nas aulas, a ideia é utilizar as verduras e legumes plantados e colhidos por eles na Horta Comunitária da Casa da Fonte”, explica o presidente do Consean, Sérgio Pompermaier, que também é engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura. A oficina será na terça-feira (16), das 14h às 17h, no Centro Comunitário São Francisco de Assis, localizado na rua Pastor Francesco Ciaranella, 10, Parque Almerinda Chaves.
Essa iniciativa é um projeto da Pastoral da Criança realizado todos os meses em várias comunidades da Diocese de Jundiaí, desde novembro de 2009, em parceria com a Cáritas Diocesana. Na oficina são desenvolvidas atividades teóricas e práticas que priorizam os bons hábitos alimentares, que incluem alimentos de alto valor nutritivo de baixo custo, de paladar adaptado à região e preparo rápido.
Na Oficina de Cozinha Enriquecida, nada se perde, tudo é aproveitado: casca, talos, folhas e sementes. “Normalmente, o caminho destas sobras é o lixo. Pouca gente sabe que, assim, são desperdiçadas toneladas de vitaminas da melhor qualidade”, comenta Maria Rosângela Moretti, representante da Cáritas Diocesana de Jundiaí e 1ª Secretária do Consean. Um momento importante desta Oficina é a refeição, realizada com as participantes e seus filhos. Ao experimentar a elaboração dos pratos coloridos e variados, todos aprendem a se alimentar de forma mais saudável.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.