Quarta-Feira, 27 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

28/3/2014 - Jundiaí - SP

Discussões reforçam políticas para os deficientes




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

“É preciso romper com o velho e aprender a lidar com o novo.” A frase é do secretário Adjunto da Secretaria Municipal da Pessoa com deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo, Tuca Munhoz, que nesta quinta-feira (27) participou como palestrante da 10ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência.

O evento, realizado no Ciesp, foi preparado também para a composição do quadro de conselheiros do CMPPD (Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência).

O prefeito Pedro Bigardi esteve na abertura, que contou também com uma apresentação de números de dança por alunos do Peama, entidade da cidade que trabalha com pessoas com as mais diferentes deficiências.

O prefeito ressaltou que a acessibilidade dentro dos parâmetros universais passou a ser uma questão de governo. “E a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência fará esse papel de interlocução entre o governo, secretarias municipais e a população”, comentou. Ao final de sua fala, ele apresentou o professor de Educação Inclusiva Júnior Nascimento, recém-contratado pela Prefeitura para atuar nos eventos públicos e fazer a tradução simultânea para deficientes auditivos.

Inclusão 
O auditório lotado ilustrou o que o titular da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, Reinaldo Fernandes, chamou de envolvimento. Para ele, a inclusão é um processo que envolve não só as partes interessadas diretamente, mas toda a sociedade. “Aqui é o momento de mudarmos a situação em que as pessoas com deficiência vivem.”

 

O secretário Municipal da Casa Civil, José Carlos Pires, fez um rápido balanço das ações desenvolvidas pela administração que já contemplam a inclusão e a acessibilidade. “A maioria dos espaços públicos ou foi concebida nos novos projetos ou teve as intervenções necessárias para se moldar à necessidade dessas pessoas”, disse.

Coordenadoria
Reinaldo Fernandes apresentou um balanço das atividades realizadas ao longo do primeiro ano, o que incluiu atendimentos ao cidadão com as mais diversas demandas, campanhas de conscientização no trânsito, com foco nas vagas exclusivas para deficientes, visitas a quase todas as entidades da cidade que atuam com pessoas nas condições especiais para saber que tipo de trabalho realizam e como contribuir com eles, além de palestras para os mais diferentes públicos.

Para este ano, além de ações pontuais, como a entrega de cadeiras de rodas – em parceria com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e o Núcleo de Apoio à Pessoa com Deficiência –, serão feitas ações como a ampliação da capacitação em linguagem de sinais, elaboração de uma cartilha com toda a legislação que dispõe sobre direitos dos deficientes, dentre outras ações.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.