21/10/2015 - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Levar cultura para dentro das escolas municipais e para perto das comunidades. Com esse objetivo, as secretarias de Educação e de Cultura lançaram, nesta terça-feira (20), o Programa Arte e Educação.
O projeto foi apresentado no auditório Elis Regina (Centro de Capacitação) durante a mesa-redonda “Cultura e Educação: conversas e cantorias”, que integra o Papo Escola Pedagógico. Além do secretário de Educação, José Renato Polli, e do secretário de Cultura, Tércio Marinho, o encontro contou com a participação do diretor de Cultura da secretaria de Cultura, Jean Camoleze, e da gestora do Núcleo de Arte, Cultura e Educação da Secretaria de Educação, Conceição Costa.
A iniciativa, inédita em Jundiaí, vem ao encontro do programa de governo do prefeito Pedro Bigardi, que é promover a circulação de cultura e arte pela cidade. “É um programa que tem várias frentes e que vai propiciar para o aluno vivência e experiência em todas as expressões artísticas: música, teatro, etc. Grandes educadores, como Miguel Arroyo (cientista social, mestre em Ciência Política, doutor em Educação e docente emérito da Faculdade de Educação da UFMG), que participou do Simpósio da Educação, enaltecem aimportância de termos arte dentro da escola, complementando o trabalho educativo. A arte auxilia no desenvolvimento integral da criança, promove a interação, permite que o sujeito se conheça, movimente o corpo”, explicou o secretário José Renato Polli, que presenteou os presentes com uma apresentação musical.
Entre as ações que serão desenvolvidas nas 110 Emebs estão: viradinha cultural, teatro nas escolas, concertos didáticos, folclorinho (apresentações de músicas populares e folclóricas ), formação do coral municipal infantojuvenil, companhia municipal de teatro e atividades sobre patrimônio histórico.
“Esta é uma parceria fundamental que não vai ser exclusiva para o aluno. As programações vão ser destinadas tanto para os estudantes como a comunidade. A rede pública já tem as condições para promover o acesso e, agora, vamos ocupar com eficiência e qualidade. Nossa ideia foi sempre essa: buscar a construção de políticas públicas de acesso à cultura e fazer com que a população se aproprie dos espaços existentes, da cultura. Muitos dizem que não gostam de concertos, mas é porque não tinham acesso”, acrescentou o secretário de Cultura.
Papo Escola
O projeto é uma iniciativa lançada em 2013 pela secretaria de Educação para a promoção de debates com servidores municipais da área de educação. A cada evento, temáticas que não são discutidas no dia a dia são abordadas para complementar a formação dos educadores. A participação é livre.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.