22/8/2016 - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Os arquivos, por meio dos seus documentos, certificam os processos cotidianos e a memória histórica de uma cidade. São repositórios milenares de informações vitais para a tomada de decisão, pois armazenam todo o ciclo de existência de sua época de origem, dando testemunho e prova das ações realizadas e dos eventos ocorridos.
Entretanto, para que os arquivos cumpram com o seu papel fundamental de comprovar a existência dos fatos, é necessário que seus documentos sejam organizados e conservados por meio de uma gestão arquivística, realizada de uma forma especifica.
Nessa parte do mini-curso serão abordados os seguintes aspectos:
Acervo fotográfico
Responsável: Marco Antônio de Almeida Cunha
Os acervos fotográficos requerem cuidados especiais redobrados quanto aos procedimentos de conservação devido às múltiplas tipologias e materiais envolvidos e suas diferentes características. É preciso, antes de mais nada, conhecer o que há nos acervos para que se possa elencar as ações necessárias.
As ações de conservação (higienização, embalagem, acondicionamento) adequadas são diferentes para cada tipo de material. Na oficina oferecida serão abordadas noções sobre a identificação desses materiais, as principais formas de deterioração de cada um, como evita-las e uma demonstração sumária das ações a serem realizadas com cada tipo de material.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.