Domingo, 24 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

24/6/2014 - Jundiaí - SP

Encontro debate ações para a saúde do trabalhador




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest/Visat), órgão regional ligado à Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta segunda-feira (23) um encontro com representantes de cidades envolvidas para tratar do fortalecimento do apoio técnico no setor. O evento foi realizado na nova sede do Cerest, na rua Anchieta, no Centro. Representantes de seis cidades da região participaram do encontro.

“Existe um olhar muito importante de prevenção nesse trabalho e consideramos essencial a atuação desse ramo”, afirmou o diretor José Trad Neto, que também é especializado em medicina do trabalho e atualmente cuida da Vigilância em Saúde. O Cerest Jundiaí tem abrangência nas cidades de Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista e Louveira e, fora da área da Aglomeração Urbana, também Vinhedo, Itatiba, Morungaba, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista.

“Temos uma ação diretamente apoiada pelo Ministério da Saúde e uma infraestrutura reforçada pela Prefeitura de Jundiaí. Nossas autoridades sanitárias nas cidades vizinhas contam com essa estrutura de apoio”, destacou o gerente do Cerest, Jesus dos Santos.

Entre os recursos, além de viaturas próprias, está uma sala de apoio completa com recursos de informática e comunicação para técnicos em trânsito por Jundiaí.

NR-7 Um dos exemplos a serem replicados nas cidades da região é a operação especial NR-7, que fiscaliza o controle médico do setor ocupacional e passou de quatro empresas recebidas por dia para 16 consultas diárias com empresas. Como cada função produtiva deve ter seu planejamento de saúde preventiva, a análise tem sido de 50% de defasagem que será melhorada em diversos setores.

“Estamos avançando nesse ponto com a convocação das empresas, dentro das normas legais. Esse processo pode ser feito em outras cidades, como começa a ocorrer com a operação NR-4 sobre a presença de técnicos de segurança do trabalho”, destaca Jesus.

O levantamento de estatísticas de acidentes, destacou a palestrante Mariana Freire, está em andamento e sempre busca o objetivo zero. Outros pontos tratados sobre o cotidiano do setor foram a fiscalização dos ambientes de trabalho, o matriciamento de unidades de saúde, as ações de vigilância sanitária em saúde do trabalhador e, claro, a investigação dos acidentes de trabalho.

José Arnaldo de Oliveira Fotos: fotógrafos – PMJ



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.