4/4/2012= - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
A cada 15 dias, uma equipe formada por profissionais e representantes da Secretaria dos Transportes (Engenharia, Fiscalização, Educação e Estatística), Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Saúde se reúne para estudar e avaliar os acidentes ocorridos no município.
O objetivo deste trabalho, que acontece no Complexo Fepasa, é buscar um refinamento na identificação das causas e motivações dos acidentes e, também, no levantamento dos usuários vulneráveis, de forma a facilitar a aplicação de ações preventivas específicas para as necessidades observadas.
Essas reuniões já acontecem desde o mês passado, seguindo orientação da ONG internacional Global Road Safety Partnership, que mantém parceria com a Secretaria de Transportes, e oferece assessoria na área de segurança viária. O diretor de Transportes, Mauro Mazzamati, explica que esse trabalho é muito importante para identificar os reais motivos dos acidentes. “Com essa identificação é possível atacar essas causas e preveni-las, disse.
O diretor ainda destacou que normalmente o acidente de trânsito tem como fatores de risco o excesso de velocidade, o uso de álcool, baixa visibilidade, imprudência.
Vanderli Moda Rocha, coordenadora desta ação, lembrou que os acidentes de trânsito registrados no primeiro semestre de 2011 são os alvos dos estudos da equipe multidiscipliar.
Essa análise utiliza como base as informações contidas no Boletim de Ocorrência da polícia, nas fichas de registro dos socorristas do Samu, dos Bombeiros (os profissionais que primeiro chegam ao local do aciente), do Hospital São Vicente de Paulo, nas matérias veiculadas pela mídia, nos registros das câmeras de monitoramento, nas fotos do local do acidente e ainda na internet.
Mauro Mazzamati lembra que no período de novembro de 2010 a janeiro de 2011 a cidade permaneceu 75 dias sem registrar acidentes com vítimas fatais na área urbana. “Nossa meta é superar isso em 2012”, confirmou o diretor. Para isso, a Setransp vem incrementando o trabalho de sinalização viária (em 2011 houve um aumento de 100% na quantidade de sinalização aplicada), de fiscalização (com a instalação de equipamentos de radares para controle da velocidade), redução dos limites de velocidade nas principais avenidas da cidade e ainda realização de projetos educacionais direcionados à segurança, que envolve estudantes, motoristas profissionais que atuam na cidade (ônibus, táxis e vans escolares) e a sociedade em geral.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.