12/4/2016 - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
As equipes das escolas de Educação Infantil 2 da rede municipal de ensino deram mais um passo, nesta segunda-feira (11), para a conclusão da proposta curricular do segmento. O documento, embasado nas Diretrizes Curriculares da Educação Infantil do Ministério da Educação (MEC), vai nortear o trabalho nas Emebs que atendem crianças de quatro e cinco anos. Esta é a primeira vez em Jundiaí que a proposta curricular é construída de forma coletiva.
“Iniciamos esse processo em 2015, com a participação dos profissionais em seis palestras e, posteriormente, reflexão das temáticas nas unidades escolares. A partir da reflexão, um representante de cada Emeb trazia as considerações da equipe, que foram utilizadas para a escrita, pela comissão curricular. Esse texto foi enviado para as escolas e, nesta segunda-feira (11), os educadores estão analisando e incluindo suas considerações”, informa a diretora de Educação Infantil 2 da Secretaria de Educação, Isabel Cristina da Costa.
Entre os eixos tratados no documento estão: experiências expressivas/comunicativas, experiências artísticas, experiências corporais, experiências de investigação e representação da natureza e cultura, e experiências de investigação e representação de forma, espaço, tempo, quantidade e medida.
Diferencial
A Emeb Professora Maria Lúcia Massarente Klinke é uma das escolas em que a equipe se “debruçou no texto”. Segundo a diretora da escola, Luciana Cristina da Silva, a oportunidade de participar da construção da proposta é um grande diferencial da gestão. “Até então, todos os modelos chegaram prontos para rede. Desta vez, os professores estão atuando desde o início. Isso faz com que o currículo fique mais próximo do que a gente faz, do que se acredita e do que temos que percorrer para atingir a educação de qualidade. Com os nossos saberes incorporados, o currículo vai ter a identidade do município”, comentou.
A professora Ivani Ribeiro de Paula, há cinco anos na rede, também destacou a importância do processo participativo. “Tudo isso tem sido muito importante. Nós que somos coadjuvantes estamos podendo dar opinião e tecer juntos as práticas que vão dar sentido para as propostas.”
Nesta quarta-feira (13), a Secretaria de Educação faz uma plenária com os representantes de todas as escolas. No evento, vai ser apresentado o material enviado pelas equipes. A previsão é concluir neste semestre.
Os demais segmentos – Educação Infantil 1 e Ensino Fundamental – também estão em fase de conclusão da proposta curricular.
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