Domingo, 24 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

30/1/2014 - Jundiaí - SP

Exposições contam a história da Festa da Uva




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Os visitantes da 31ª Festa da Uva e 2ª Expo Vinhos poderão conhecer um pouco da história do evento e do ciclo de cultivos da uva em Jundiaí com as exposições “Brinde aos 80 anos da Festa da Uva” e “Do cultivo da videira à nascença das memórias dos agricultores”, organizadas pela equipe do Museu Histórico e Cultura de Jundiaí – Solar do Barão.

As exposições vêm sendo organizadas desde o fim do ano passado, com pesquisas no acervo do Centro de Memória, e relatos feitos pelos agricultores da cidade.

A exposição “Brinde aos 80 anos da Festa da Uva” conta a história da criação da Festa da Uva e o que mudou na vida dos agricultores depois do primeiro evento, tudo pela visão dos trabalhadores rurais.

“Foi um fenômeno a primeira Festa da Uva, realizada em 1934. O sucesso de público foi muito grande”, conta o historiador Alexandre Oliveira, um dos envolvidos no projeto da Mostra. “A cidade tinha, na época, segundo documentos, uma população de 50 mil pessoas e a festa teve um público de 70 mil pessoas, segundo o jornal da época ‘A Comarca’. Foi só depois da festa que Jundiaí passou a ser reconhecida como terra da uva nacionalmente, título que carrega até os dias de hoje”, conta.

Um dos entrevistados da exposição foi o senhor Amélio Ceolin, de 99 anos, que participou da primeira Festa da Uva. “O depoimento dele mostra a grandiosidade da festa. Ele foi uma das nossas grandes fontes de pesquisa. Parte do seu depoimento será exibido na exposição. Depois do evento, todos os depoimentos coletados farão parte do nosso acervo do Centro de Memória, onde vamos começar um núcleo de pesquisa da história oral”, explica Alexandre.

A exposição é composta por 23 painéis com registros da primeira festa, informes publicitários da época e um vídeo com fragmentos dos depoimentos de agricultores de Jundiaí. Entre os painéis estão imagens de momentos inusitados da primeira edição, quando a exposição das uvas se tornou um carnaval, com a apresentação de blocos carnavalescos e concurso de marchinhas.

Memória 
A mostra “Do cultivo da videira à nascença das memórias dos agricultores” enfatiza o ciclo de produção da uva. São fotos do plantio, colheita, embalagem e comercialização das uvas.

Creusa Claudino, socióloga que participou do projeto, explica que toda a exposição é focada no período anterior a mecanização da agricultura. “Época das ferramentas que eram usadas pelos agricultores e nestas fotos podem ser vistos o cotidiano e a cultura deles da época”, diz Creusa.

Além dos painéis com fotos, também será exibido um filme da década de 50, que tem como enredo o plantio da uva.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.