25/8/2011 - Jundiaí - SP
da assessoria
Hoje, os serviços prestados pela C.P.T.M – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, atende a população da Grande São Paulo e chegam até o município vizinho de Jundiaí/SP., distante apenas 40 km de nossa cidade.
O transporte ferroviário da C.P.T.M. é de boa qualidade, sendo realizado com segurança, conforto e rapidez, tendo preços bastante acessíveis à população de menor poder aquisitivo, sendo que uma passagem de Jundiaí, à São Paulo, tem o custo de R$ 2,90 – quase o mesmo preço, de uma passagem de ônibus/circular na cidade de Campinas, e o intervalo de um trem para outro, é de apenas 8 minutos em horários de “pico” e no máximo de 20 minutos nos finais de semana.
A extensão dos serviços da CPTM até Campinas, também atenderá os municípios de Louveira, Vinhedo e Valinhos (trecho de vias férreas duplas) trazendo grandes benefícios aos moradores dessas cidades, visto ganharem mais uma boa opção:- o transporte ferroviário de passageiros.
A possibilidade desta nova opção, para Campinas e região, que conta com aproximadamente 2 milhões de habitantes, melhorará consideravelmente o transporte da região.
Os moradores, tanto poderão deslocar-se para a Capital, como também poderão fazê-lo, entre as demais cidades atendidas pela CPTM.
A opção do transporte dos trens para Campinas e Região, também terá reflexos na melhoria do sistema de transporte rodoviário, com uma redução considerável de veículos, e ônibus que viajam até São Paulo, principalmente pelas rodovias Anhanguera e Bandeirantes, que encontram-se bastante saturadas, com trânsito pesado, e engarrafamentos diários.
Outra grande vantagem dos trens, é que possuem como fonte de energia, a alimentação elétrica de seus motores, (energia limpa) não produzindo poluentes ao meio ambiente.
Os embarques/desembarque de passageiros, são realizados do centro de uma cidade ao centro de outra, ainda mais, o transporte da CPTM na município de São Paulo, é interligado ao sistema do METRÔ, e traz perspectivas e facilidade de deslocamentos para várias regiões da Capital.
Afora isso, o trânsito urbano da Capital, que já está um caos, ocorrendo congestionamentos diários, em especial, em dias de chuva, terá uma redução expressiva na circulação de veículos (carros e ônibus) vindos da nossa região.
Antes da extinção da FEPASA – FERROVIA PAULISTA S/A,- ocorrida em 1.998 - Campinas, Valinhos, Vinhedo e Louveira, eram atendidas e beneficiadas pelos chamados “trens de subúrbios da FEPASA” que corriam entre Campinas e São Paulo.
Toda a infra-estrutura/obras necessárias para a expansão, dos serviços de transportes de passageiros da CPTM de Jundiaí à Campinas, terá um baixíssimo custo ao Estado se comparados com outros projetos de trens regionais, vez que, neste trecho ferroviário, (repita-se de linhas férreas duplas) já circularam esses trens, e hoje, circulam apenas trens de cargas.
Além do mais, Campinas e Jundiaí; possuem grandes oficinas de manutenção de locomotivas/trens que se encontram desativadas, e que poderão ser utilizadas pela CPTM – na manutenção e consertos dos trens, abrindo a possibilidade de criação de novos empregos no setor ferroviário de nossa região.
O SINDPAULISTA (www.sindpaulista.org.br) pede o apoio da população das cidades (Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas) para sua Campanha, que visa trazer os trens da CPTM até Campinas.
Estamos fazendo gestões políticas junto aos Deputados Estaduais, Federais, Prefeitos, e Vereadores da nossa região, em especial, junto ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado – Dr. Geraldo Alkimin, e Dr. Jurandir Fernandes – Secretário Estadual de Transportes Metropolitanos; para que viabilizem, aprovem e determinem a expansão da C.P.T.M. até Campinas/SP.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.