28/1/2015 - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo divulgou nesta terça-feira (27) um balanço do primeiro dos três fins de semana da 32ª Festa da Uva e 3ª Expo Vinhos e os números são impressionantes. Embora seja apenas o início do evento, 43 mil visitantes passaram pelas catracas de acesso ao Parque Municipal Comendador Antonio Carbonari, o “Parque da Uva”. O número é praticamente um terço da meta estimada de 150 mil visitantes.
“Foi surpreendente, principalmente porque o primeiro fim de semana geralmente é menos frequentado do que os demais”, afirma o secretário Marcos Brunholi.
De acordo com a diretora de turismo, Marcela Moro, os relatos de expositores das barracas de vendas de frutas compararam o movimento do primeiro domingo (25) ao do dia de encerramento da festa no ano passado, exigindo o reabastecimento de produtos. “Tivemos ainda registros de que algumas barracas do setor de alimentação, o Deguste Jundiaí, precisaram encerrar o atendimento no início da tarde de domingo pelo fim de estoques”, comentou.
O mesmo fenômeno ocorreu em algumas barracas de artesanato do “Jundiaí Feito à Mão” no caso de alguns souvenires preparados como lembranças da festa.
Excursões lotadas
Além da valorização do agricultor, o lado turístico da cidade também mostrou força no primeiro fim de semana. Os passeios organizados pela operadora Rizzatour aos sábados e domingos, em dois horários, ficaram lotados e também houve demanda de guias em excursões vindas de outros municípios. Entre as origens identificadas de visitantes estiveram canadenses, ucranianos, suecos, italianos e também de estados brasileiros como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro e outros.
“A organização da festa e o programa de atrações, incluindo os eventos artísticos, foram destacadas por visitantes. É importante para todos os envolvidos, porque são sete meses de trabalho preparatório e mais de mil pessoas atuando pela festa nestes dias”, afirmou Marcela.
Aberta pelo prefeito Pedro Bigardi na quinta-feira (22), a festa contou com eventos externos de apoio, como os passeios de tratores e de motocicletas. No próximo domingo (1º) será a vez da Cavalgada da Festa da Uva, que espera reunir cavalos e charretes a partir das 10h. A concentração será na avenida Luiz Latorre (perto da Felivel) e depois vai percorrer pela avenida Nove de Julho e avenida Coleta Ferraz de Castro até o Parque. “Estamos estimando em mais de 250 cavaleiros”, comenta o diretor de abastecimento Edilson Chrispim.
Na sexta-feira (30), será realizado o novo julgamento da exposição de frutas que permanece durante o próximo fim de semana. E, no sábado (31), depois da tradicional Pisa da Uva das 15h, ocorre a premiação do Concurso de Fotografias. E a festa recebe também no fim de semana a presença da carreta itinerante do projeto Ponte Torta.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.