Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

8/5/2019 - Jundiaí - SP

Fitoterapia: UBS Caxambu realiza oficina sobre chás e xaropes




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) ampliam as atividades para a orientação sobre os usos dos fitoterápicos entre os usuários. A equipe da UBS Caxambu realiza, no próximo dia 17, às 14h, oficina específica para o uso das plantas em chás, xaropes e inalação, direcionadas para o sistema respiratório. Os fitoterápicos são ações das Práticas Integrativas Complementares (PICs) para a promoção da saúda a partir da Atenção Básica.As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) ampliam as atividades para a orientação sobre os usos dos fitoterápicos entre os usuários. A equipe da UBS Caxambu realiza, no próximo dia 17, às 14h, oficina específica para o uso das plantas em chás, xaropes e inalação, direcionadas para o sistema respiratório. Os fitoterápicos são ações das Práticas Integrativas Complementares (PICs) para a promoção da saúda a partir da Atenção Básica.

De acordo com a farmacêutica Fernanda Lacerda Bastos, mensalmente a equipe da unidade realiza atividade sobre o tema, para a difusão do conhecimento. “Neste mês de maio será a oficina das plantas para o sistema respiratório, para o preparo de chás, xaropes ou inalações específicas. Cada planta tem o seu preparo determinado e a parte que deve ser usada para o melhor aproveitamento. As oficinas são dedicadas a essa difusão de conhecimento”, detalha. Ainda será realizado o preparo de unguento, que poderá ser levado para casa pelos usuários. Os interessados em participar da atividade devem comparecer à UBS Caxambu (Rua João Thomasi, S/Nº), sem a necessidade de inscrição prévia.

Além do preparo, outra atividade envolvendo os fitoterápicos e promovida na UBS Caxambu é a oficina de kokedama, tipo de cultivo ornamental que pode ser utilizado em pequenos espaços para a produção das próprias ervas e temperos. No mês de abril, o evento específico reuniu mais de 20 usuários, com a apresentação do sistema para o cultivo de hortelã, poejo, erva-doce e alecrim. A oficina de Kokedama foi apresentada durante o 33º Congresso de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), em Águas de Lindóia, em março.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.