28/2/2013 - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A primeira-dama e presidente do Funss (Fundo Social de Solidariedade), Margarete Geraldo Bigardi, visitou, na última semana, o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e voltou a Jundiaí com boas notícias.
Segundo ela, está em fase de tramitação um convênio para que sejam realizados no município, com apoio do Estado, o curso de Panificação Artesanal e de Escola de Moda. “A proposta deve se concretizar em breve e os cursos se iniciarão até o fim do primeiro semestre.”
De acordo com Margarete, a proposta do Fundo Social é preparar profissionais para o mercado de trabalho. “Queremos possibilitar aos alunos bons cursos, para capacitá-los de verdade.”
Margarete explica que o Estado deve mandar ao Funss de Jundiaí os equipamentos para a realização das aulas. Além disso, vai preparar os professores com cursos específicos para cada área. “Nós arcaremos com o pagamento do salário desses profissionais”, explica.
Para as aulas da oficina de moda, por exemplo, o convênio prevê três máquinas de costura reta, uma máquina de overlock e 300 metros de tecido. “Não é curso de corte e costura. São aulas para que os alunos aprendam um conceito de moda e alta costura”, conta a diretora do Funss, Viviane Quiessi, que também participou da visita na capital.
Bazar
A ideia, segundo Viviane, é realizar um bazar, ao final do curso, com os produtos feitos pelos alunos para arrecadar verba para o Funss. Ela lembra que nas aulas da padaria artesanal, os alunos aprenderão a confeccionar dez tipos de pães.
Viviane destaca ainda outro ponto positivo do convênio. “Poderemos formar mais de um professor. E isso é muito bom.” A ideia é descentralizar o trabalho do Funss e levar os cursos aos bairros da cidade. No entanto, o projeto esbarra em um empecilho. “Não temos verba para pagar mais professores. O orçamento do Funss é pequeno. Por isso, precisamos de patrocínio de empresas.”
De acordo com Margarete, a falta de patrocínio impede a ampliação da grade de cursos no próprio Funss. “Estamos em busca de parceiros. Os interessados podem nos procurar”, ressalta. Ela frisa que a preocupação do Fundo Social é dar cursos de qualidade à população. “Infelizmente, neste ano não conseguiremos colocar a mesma quantidade de cursos que tínhamos. Estamos nos estruturando, buscando convênios. Mas vale lembrar que mesmo com a grade reduzida, teremos cursos muito bons, para que os alunos possam competir com outros profissionais de igual para igual.”
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.