3/7/2012= - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura Jundiaí
Visando promover a formação básica dos agentes de segurança pública para atuar nos canis de instituições de Jundiaí e região, a Guarda Municipal deu início nesta segunda-feira (2) a mais um Curso de Cinotecnia, que reuniu profissionais da própria Corporação e outros inscritos, representando as cidades de Caieiras e Paulínia.
Com a presença do comandante Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó) e outras autoridades, efetivou-se mais uma proposta que busca a qualificação profissional dos agentes de segurança.
Ciência responsável pelo estudo da anatomia, comportamento, psicologia e fisiologia dos cães, a Cinotecnia é amplamente utilizada junto aos setores que se utilizam de animais para o trabalho preventivo, proteção e guarda junto à comunidade, a garantida de sua integridade, bem-estar e segurança. Cães trabalhadores fazem parte de um conjunto de ações para o emprego do uso progressivo da força, onde os cães se adéquam em harmonia com o homem.]
O comandante Jacó destacou a importância da proposta, já que o Canil da GM de Jundiaí é referência em todo o Estado pelo trabalho sério e pontual que vem realizando ao longo dos seus oito anos de existência. “Nosso compromisso é com a capacitação permanente dos agentes – graças aos recursos efetivos direcionados pela atual Administração – que fazem parte desta instituição e também das instituições parceiras de toda a região.”
O curso
Diariamente, nos períodos da manhã e tarde, os agentes de segurança pública participarão de 160 horas/aula, teoria e prática, observando que o cão é um instrumento de prevenção, pois atua como impacto psicológico naquele que possivelmente esteja cometendo um crime. Possuindo sentidos mais aguçados que o ser humano, eles facilitam a detecção de invasores, atuam como dispositivo de imobilização e são considerados arma não letal, recebendo o firme comando de seu condutor. Os resultados são sempre muito positivos. O curso de Cinotecnia proporcionou ao agente de segurança pública mais uma qualificação profissional, diversificando assim suas possibilidades de atuação.
Entre os objetivos da proposta estão o processo de sociabilização para a perfeita harmonia entre homem e animal, noções de adestramento e condução, emergência veterinária, limites legais e ético-profissionais do uso e emprego do cão, desempenho para o patrulhamento diário e outros.
As disciplinas serão ministradas pelo dr. Clóvis Arnaldo Sproesser Filho, veterinário do Canil, e pelos GMs Daniel da Silva, Roberto Rivelino Carobeli, Rafael Douglas Gasparetto e Roseli de Fátima Viana, todos integrantes do Canil da GMJ. Também com a presença da médica Regina Aoki (procedimentos para Show Dog e Agility) e Orisval Martins de Lara (Centro de Treinamento de Cães – CTC de Sorocaba), que passarão outras várias informações, como legislação, normas gerais de procedimentos e normas de segurança.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.