17/6/2016 - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A preocupação com o período de estiagem fez com que a Divisão Florestal da Guarda Municipal e o superintendente da Fundação da Serra do Japi, Flávio Gramolelli Júnior, se reunissem para discutir um plano de ações estratégicas que possibilitem uma atuação mais acentuada e direcionada a todo território de gestão da Serra do Japi, com foco principal à área da Reserva Biológica.
Segundo o comandante da GM, José Roberto Ferraz, e o chefe da Divisão Florestal, Mauro Castro, as equipes intensificarão o patrulhamento dentro da Reserva Biológica e em todo território. Serão priorizados o combate a incêndios, uso irregular de queimadas, soltura de balões, além da fiscalização de entradas não autorizadas naquela região de fauna e flora.
“Trilhas que eventualmente tenham algum tipo de dificuldade de acesso e que impeça o transito de viaturas, serão abertas em conjunto a Unidade de Serviço do Jardim Guanabara”, explica Ferraz.
Quanto ao monitoramento, o comandante da GM destaca a importância da câmera instalada no Mirante, equipamento que permite a visibilidade de 360 graus do território da Serra, no sentido de identificar eventuais irregularidades, inclusive a presença de pessoas não autorizadas, como ciclistas que ainda insistem em entrar na Serra sem a devida autorização da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.
A quebra da regra coloca em risco a própria integridade física dos visitantes, pois pode provocar quedas, ferimentos, além de colocar em risco a própria Serra do Japi, já que um simples palito de fósforo pode dar início a um incêndio.
Mais
Uma viatura da Divisão Florestal zero quilômetro modelo Pálio Trekking foi equipada e também poderá auxiliar a Fundação nas atividades relacionadas ao entorno da Serra, como visita a moradores ou promoção de campanhas voltadas à educação ambiental.
Essa nova viatura servirá de apoio para outros seis veículos que já patrulham toda a área verde, com atuação principalmente voltada à fiscalização de espaços públicos existentes na área do entorno do Japi, como escolas municipais, parques, entre outros pontos.
Atualmente a Divisão Florestal soma um efetivo de 38 guardas municipais, especialmente treinados para atuar na área ambiental e cinco viaturas, entre elas três Marruás 4×4, uma picape L 200 e uma Troller recém-entregue à corporação.
A frota percorre desde o pé da Serra, áreas localizadas mais próximas à cidade, até os longínquos e íngremes pontos da Serra.
A estimativa é que as unidades rodem uma média de 10 mil quilômetros por mês, num trabalho intenso de proteção e conscientização sobre a importância de se preservar o meio ambiente.
Além dos veículos, foram adquiridos novos equipamentos de proteção individual, como binóculos, redes para recolher animais feridos, ferramentas, como pás, enxadas, facões, entre outros. Todo esse equipamento é utilizado nas atividades de fiscalização e manutenção das trilhas de acesso e circulação do Japi.
Também são feitos sobrevoos regulares com helicóptero sobre todo o território de gestão da Serra do Japi, sendo todas as áreas fotografadas por quadrantes identificados por coordenadas de latitude e longitude.
Este trabalho permite conhecer com precisão eventuais alterações ou irregularidades nas propriedades existentes na região.
Além do helicóptero, a GM também mantém uma parceria com o Aeroclube de Jundiaí e o Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro, onde irregularidades avistadas pelos pilotos são comunicadas à GM por meio do telefone 153. Com o comunicado, a averiguação necessária pelas equipes de terra é iniciada imediatamente.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.