19/2/2014 - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A Guarda Municipal de Jundiaí garantiu que mais um veículo furtado pudesse retornar para o proprietário. Além da ajuda do sistema OCR, que faz a leitura das placas e do patrulhamento comunitário, desta vez a GM contou com o apoio da internet para alcançar êxito na missão. Em 2013, 213 veículos foram recuperados pela Guarda Municipal no município.
Desta vez, o Uno branco ano 1991 da auxiliar de escritório Daniela Gonçalves dos Santos, 33 anos, foi levado na noite de segunda-feira (17). Ao levar a filha Luane, 9 anos, na aula de capoeira, deixou seu “xodó” estacionado na rua Santa Catarina, na Vila Progresso.
Aproximadamente 40 minutos depois veio o choque: o veículo, há 8 anos como fiel companheiro do dia a dia da jundiaiense, havia sumido do local. “É o carro que eu uso para trabalhar e levar minha filha na escola, não tem nada de luxo, é uma necessidade, mas eu adoro ele”, desabafa. Daniela costuma usar uma trava de câmbio, que desta vez não havia sido acionada.
Após relatar o sumiço do Uno pelo telefone de emergência 190, lhe ocorreu uma ideia: “Coloquei uma foto da placa no Facebook e meus amigos, imediatamente, começaram a compartilhar a imagem”, argumenta.
Não deu outra. Menos de 24 horas depois, na manhã desta terça (18), um conhecido que havia visto e compartilhado a publicação nas mídias sociais avistou um carro – idêntico ao da amiga – estacionado na rua Acre, Agapeama. Ao chegar ao local e constatar que se tratava mesmo do insubstituível Uno branco 1991, a moradora da Vila Cristo acionou a Guarda Municipal pelo telefone 153.
Rapidez
Em menos de 10 minutos, uma unidade da GM que fazia o patrulhamento comunitário na região chegou ao endereço. “O atendimento da GM foi maravilhoso. Eles vieram rápido e me auxiliaram na parte burocrática para que eu pudesse ter meu veículo novamente”, afirma.
“Chegamos o mais rápido possível e, nesse meio tempo, o COT (Centro de Operações Táticas) a orientava para que ela não se aproximasse do carro, porque os assaltantes poderiam estar próximos”, conta o GM Santana, um dos responsáveis pelo resgate do Uno.
Após comunicarem a localização do Uno, Santana e o soldado Oliveira encaminharam o caso para o 4º DP, onde o veículo foi averiguado e liberado.
A GM orienta que após a constatação de furto ou roubo do veículo, a vítima deve fazer contato pelo telefone de emergência 153. De posse dos dados, o sistema OCR recebe essas informações e passa a monitorar o veículo por meio das câmeras inteligentes espalhadas pela cidade.
Segundo o comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, José Roberto Ferraz, a corporação pretende, até o final de 2015, levar o OCR (sigla em inglês, que significa Recuperação Ótica de Caracteres) e câmeras de monitoramento para as áreas periféricas da cidade e também à Serra do Japi. “A expansão prevê 30 câmeras panorâmicas e outras 170 inteligentes. “Dessa forma, além de monitorar os veículos, também ampliamos a prevenção no que diz respeito a crimes de trânsito, pichações, tráfico, soltura de balões e outros.”
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.