31/1/2012 - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
É chegada a hora de se despedir das férias, retornar às atividades diárias nas unidades educacionais dando início a mais um ano letivo. As creches da rede municipal já estão preparadas para receber as crianças a partir desta segunda (dia 30); na sequência, as escolas municipais de Ensino Básico (Emebs) voltam no próximo dia 6 de fevereiro. Também em ritmo de final de férias estão as escolas particulares – que também dão início às atividades neste dia 30, e as estaduais, na segunda-feira, dia 13.
A Guarda Municipal de Jundiaí, por isso, acompanha o retorno dos estudantes e amplia sua área de atuação dinamizando o Programa Guarda Comunitário – Anjos da Guarda, que marca presença durante os períodos letivos (entrada e saída nas respectivas unidades educacionais), também no entorno das escolas, acompanhando a movimentação diária nos bairros, atendendo assim as demais solicitações da comunidade.
Para que tudo ocorra de maneira segura e agradável – tanto para os alunos quanto para os pais – o inspetor Claudio Ferigato, titular da Divisão Operacional e coordenador do Programa Guarda Comunitário, apresenta dicas e orientações para um bom retorno às aulas.
Desta forma, o graduado lembra que a GM busca orientar crianças, adolescentes e adultos sobre essas práticas no dia a dia e ainda orientar os pais para que também passem as informações aos filhos.
Confira as orientações do inspetor:
1 – Ao se deixar a criança na escola, esperar sempre que ela passe pelo portão da instituição e se possível esperar pelo sinal de entrada.
2 – Necessário que toda criança deva saber o seu endereço, telefone, nome completo dos pais ou responsáveis e quem vai levá-la e/ou buscá-la na escola; caso ela seja muito pequena, essas informações deverão estar escritas em um local de fácil visualização.
3 – Orientar as crianças que vão e voltam a pé da escola para que preferencialmente caminhem juntas, isto é, em grupos.
4 – As crianças devem ser orientadas a evitarem locais ermos e com pouca circulação de pessoas.
5 – Os pais podem e devem manter contato uns com os outros para que possam programar um sistema de rodízio entre os mesmos: sempre um adulto deverá acompanhar o grupo de crianças à escola e vice- versa.
6 – Todas as crianças necessitam receber orientação para que não conversem com estranhos ou deles aceitem qualquer coisa.
7 – Outro fato comum que ocorre diz respeito às crianças que por curiosidade se aproximam ou mesmo adentram em casas abandonadas, terrenos, garagens abertas, entre outros tantos locais desconhecidos.
8 – Um dos maiores problemas atuais refere-se às crianças que acabam sendo convencidas a entrar em veículos de estranhos, fato esse que ocorre geralmente, pois são atraídas com a promessa de presentes. É muito importante que as crianças sejam sempre orientadas pelos pais de que nunca deverão entrar em veículos de desconhecidos.
9 – Se a criança tiver de sair antes do período regular de aulas, tal fato deve ser comunicado por escrito. Dessa forma se tornará mais fácil para ambos proporcionar à criança a segurança devida.
10 – O estudante deve estar sempre com o uniforme de sua escola. Isso ajudará a identificá-lo em caso de emergência.
11 – Além disso, o estudante precisa evitar o uso ou exibir aparelhos eletrônicos, materiais de valor durante o trajeto da escola.
12 – Caso o estudante seja vítima de um assalto (roubo), os pais devem orientá-lo a nunca reagir. Sempre deverão ser lembrados de que a sua vida é muito mais importante que qualquer outra bem material.
13 – Se o aluno estiver sofrendo algum tipo de ameaça ou constrangimento, comunicar imediatamente aos seus pais, professores, diretor do estabelecimento de ensino e às autoridades competentes.
A GM disponibiliza para o atendimento à população os telefones 153 (Disque Emergência) e 4492-9060 (Centro de Operações Táticas – COT).
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.