24/4/2015 - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Com uma estimativa de 9 mil moradores jovens e adultos sem domínio da leitura e da escrita, Jundiaí vem sendo alvo dos esforços do programa Brasil Alfabetizado, que agora soma forças com a Coordenadoria Municipal do Idoso. De acordo com a gestora Solange Longui, da Secretaria de Educação, o programa federal existe desde 2003 mas a cidade somente buscou sua implementação no ano passado.
As entidades e espaços voltados para a população acima de 60 anos estão no foco do programa para ampliação das 25 salas atuais para até 35 salas, descentralizadas por toda cidade. O encontro desta quinta-feira (23) reuniu também a titular Cláudia Sartori e Sônia Menin, da Coordenadoria do Idoso, e a professora Janaína Ceratti.
“São dados relevantes para avançarmos nas condições de todos os moradores, especialmente os idosos”, afirma Cláudia.
O programa funciona com professores voluntários, mas que passam por capacitação para lidar com as peculiaridades dos diversos segmentos atendidos. Embora existam idosos, também há um grupo significativo entre 35 e 40 anos e até mesmo entre ainda jovens, a partir dos 15 anos. São oito meses de aulas e depois a continuidade é encaminhada ao programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O contato é feito pelos telefones 4588 5320 ou 5321.
Cidadania
A cooperação da Coordenadoria Municipal do Idoso visa também reforçar a questão da cidadania, com materiais sobre direitos dessa faixa da população como apoio aos professores do programa. De acordo com a análise do setor, muitos idosos mesmo ativos na sociedade desconhecem documentos como o Estatuto do Idoso.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.