20/10/2015 - Jundiaí - SP

Alunos da FMJ aprendem técnica de ressuscitação

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Um grupo de 40 estudantes de Medicina da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) participou, nesta segunda-feira (19), de uma aula sobre Ressuscitação Cardio Pulmonar (RCP), Imobilização e Pranchamento e Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE). Médicos e enfermeiros do Atendimento Pré-Hospitalar (APH), popularmente conhecido como Resgate, da CCR AutoBAn, concessionária que administra o Sistema Anhanguera-Bandeirantes, realizaram os procedimentos.

A atividade sobre primeiros-socorros é realizada com alunos do 1º ano. Segundo a professora da FMJ, Ana Claudia Puggina, esse tipo de aula representa a fundamentação de um conhecimento que é extremamente importante no exercício da Medicina. “Muitas vezes esse assunto é negligenciado na formação do médico”, concluiu Ana.

Já o médico e coordenador do APH da CCR AutoBAn e do Samu, Mauro Jorge de Castro Kodama, acredita que essa atividade estimula o contato do aluno de forma precoce com uma atividade prática que pode fazer a diferença no futuro. “O estudante de medicina aprende a fazer uma manobra de ressuscitação efetiva que pode salvar uma vida. Eles adquirem uma experiência que vai permitir uma atuação mais segura”, explicou.