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29/8/2012 - Jundiaí - SP

Inadimplentes têm perfil definido pelo Comércio




Atualmente, a CDL Jundiaí recebe mensalmente cerca de 20 mil consultas ao SPC e Serasa encomendadas por lojistas associados de Jundiaí e região, sendo que a taxa de reprovação é de 27,6%. Normalmente essa taxa de está aliada ao perfil de consumo: jovens de 20 a 25 anos, 65% masculino e 97% solteiros, o que revela o despreparo da educação financeira deste consumidor. A restrição também está ligada ao valor de crédito solicitado, 91% das restrições ocorrem para valores de até R$500,00. “A maioria desses jovens moram com os pais e comprometem mais do que podem da própria renda com itens próprios, como sapatos, roupas, perfumes e informática.” Afirma Edison Maltoni, presidente da CDL Jundiaí.

Para minimizar esse problema, além das consultas ao SPC e Serasa, a CDL Jundiaí oferece algumas dicas para quem recebe e emite cheques.  Por incrível que pareça, os cheques ainda são muito utilizados como forma de pagamento na cidade, cerca de 20% no varejo. Mas, para tornar seu uso mais seguro, ao emiti-los os consumidores e lojistas podem adotar medidas simples e que ajudam a evitar fraudes e débitos indevidos em suas contas correntes. 

Para que emite um cheque

1) Cruze o cheque -  Cruze o cheque e preencha o nome do favorecido, isso evita que o mesmo passe de mão em mão e seja desviado.

2) Nome do favorecido – O Banco Central determina que  cheques acima de R$100,00 devem constar o nome do favorecido. Se o emissor não informar no cheque o nome do favorecido, alguém terá de fazê-lo, por isso, seja você a fazer isso.

3) Use a própria caneta – isso evita o uso de canetas de terceiros que podem ser facilmente apagadas, gerando a fraude e adulteração do documento.

Para quem recebe um cheque

1) Documento de Identificação – Peça sempre m documento de identificação, isso contribui para a garantia que é mesmo o titular da conta corrente que está emitindo o cheque.

2) Consulta ao SPC/Serasa-  a CDL mantém a disposição um banco de dados sobre cheques roubados, extraviados, sustados ou cancelados. A consulta pode ser feita por telefone.


3) Cheques cruzados e com nome de sua empresa – peça sempre para o cliente cruzar o cheque e colocar nominal à sua empresa, isso evita que outras pessoas descontem o cheque indevidamente.



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