9/6/2014 - Jundiaí - SP
Um dos mais tradicionais símbolos da cultura afro, o trançado de cabelo é destaque neste mês de junho em Jundiaí, que sedia pela segunda vez o “Trançando Arte Brasil”. O evento, que acontece até o final da noite deste domingo (8), reserva um grande encontro nacional de trançadeiras no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva). A entrada é gratuita.
Às 10h o evento foi aberto com um simpósio específico para os profissionais da trança e interessados. Com o tema “O protagonismo através do autoestilismo, da modelagem 3D e da modelagem capilar na criação da identidade, consumo e manipulação da aparência entre os negros brasileiros”, a palestra foi ministrada por Jaergenton de Souza Corrêa, mestrando em História Social pela PUC de São Paulo.
“A trança é uma linguagem que sobreviveu à escravidão e carrega muito da cultura negra. Apresentamos aos profissionais da trança que eles são formadores de opinião e que atuam não só dentro do salão, mas também contribuem com a sociedade de forma a propagar essa cultura”, explica Jaergenton.
A programação segue com atividades culturais a partir das 13h. Entre as atrações musicais estão o Coral Tulany, grupo de estilo gospel americano criado em Limeira (SP), que mistura também o MPB, danças e ritmos africanos.
O evento segue com o balanço da Let’s Groove, banda que traz em sua história o resgate da música preta brasileira, fazendo o público dançar e cantar canções da música negra mundial. Já o rap do Wu Clan Negril, grupo do Jardim Fepasa, promete conscientizar o público com as letras pesadas e rimas precisas.
Para fechar o encontro com chave de ouro, às 20h, uma das mais prestigiadas cantoras baianas, Margareth Menezes traz para Jundiaí o projeto especial “Margareth Menezes para Gil & Caetano”, que rodou o País. O espetáculo foi lançando em 2012 e uniu as comemorações de 25 anos de carreira da cantora e os 70 anos de vida de Gilberto Gil e Caetano Veloso.
O público poderá encontrar tendas com profissionais para feitura de tranças ao vivo ou mesmo para sugerir efeitos para intervenções futuras. “Este encontro foi criado com objetivo de reunir os profissionais da trança para trocar experiências e também para dar visibilidade a esta cultura milenar”, destaca o coordenador da Igualdade Racial de Jundiaí, Vanderlei Victorino.
Confira a programação completa deste domingo (8):
13h – Atividades culturais 13h – Dança Afro 14h – Banda Let’s Groove e Crazy in Crist 15h30 – Coral Afro Thulany 16h20 – Grupo Wu Clan Negril 17h10 – Banda Mika Soul 17h30 – Desfile de Tranças Afro 20h – Show da Margareth Menezes
Luiza Ronchi Fotos: Cleber de Almeida
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.