8/6/2016 - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A Oficina de Jardinagem foi o destaque desta terça-feira (6) na Semana do Meio Ambiente 2016, realizada pela Prefeitura de Jundiaí e parceiros e ainda com muitas atividades até 9 de junho na cidade.
Um dos grupos de jardinagem no Parque do Engordadouro
A atividade foi no Parque do Engordadouro e envolveu dois grupos diferentes com técnicas relacionadas com plantas ornamentais em geral. E também compostagem para produzir adubo ou reaproveitamento de recipientes como pets.
“Temos delidar com o meio ambiente e a reciclagem ao mesmo tempo”, explica Luciana Moraes, servidora técnica com oficinas ministradas para atividades didáticas em escolas ou cursos de formação a leigos do Fundo Social de Solidariedade, que tem estimulado as hortas e jardins pela cidade.
A atividade não deve ser vista apenas como profissional ou hobby e funciona também como terapêutica, com benefícios para a saúde em geral.
Ela destaca também a crescente valorização desse tipo de atividade por moradores das cidades, que possuem seus vasinhos ou seu cantinho nessa tendência de resgate de práticas ligadas com a agricultura urbana.
No sábado (4) ela também participou de outro evento da Semana do Meio Ambiente 2016 sobre hortas urbanas em parceria com Marcelo Pilon. E o tema abordado no evento da Prefeitura de Jundiaí, na Unidam, também teve boa aceitação em evento paralelo no Sesc Jundiaí com a ativista e gestora Lívia Lopes.
Multiplicação
O tema também ganha nova abordagem multiplicadora em uma oficina voltada para servidores municipais no sábado (11), no Jardim Botânico, sobre produção de mudas de plantas aromáticas e medicinais com o engenheiro florestal Thiago Pinto Pires. As reservas são feitas em 4589-8750 ou 4589-8734. E também atividade específicas de jardinagem para educadores da rede municipal acontecem ao longo desta semana.
Outras atrações
Nesta quarta-feira (8) os servidores públicos recebem, no intervalo de almoço, duas sessões de vídeos, às 12h30 e às 13h30 no terceiro andar do Paço Municipal, com os curtas “A Maior Flor do Mundo” e “Man”.
No mesmo dia ocorrem diversas atividades para professores sobre o tema “A Educação Ambiental como Integradora Curricular”, organizada pela Secretaria de Educação. Todas as vagas foram preenchidas.
Na quinta (9) é a vez do evento “Bem Viver e Ecologia Profunda”, aberto a todos os interessados, das 14h às 17h, no auditório do oitavo andar do Paço Municipal. Os convidados são Mário Sakaguti, Lilian Tvardovskas e Vanessa Peres, do Instituto Ad Lúmen, e Marcelo Pilon, da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente. O evento inclui uma apresentação do Projeto de Monitoramento da Fauna da Serra do Japi.
No domingo (12), das 9h30 às 11h, o Jardim Botânico recebe também o evento de dança circular “Dançando Pela Terra”, aberto a todos os interessados, com orientação das focalizadoras Viviana Mola, Ozeneide Machado e Fátima Vianna. O evento é uma parceria entre a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e a Secretaria de Serviços Públicos.
No mesmo domingo (12), das 8h30 às 12h30, é o ato anual de Limpeza do Rio Jundiaí-Mirim. A iniciativa é de Jornada Sub Mergulho, com apoio da DAE, Polícia Ambiental, Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e outros. A concentração para a caravana vai ser às 8h, na avenida Humberto Cereser, 2.650 (em frente ao Restaurante Bistecão).
E ainda no domingo (12) ocorre a curiosa oficina sobre plantas alimentícias não convencionais, das 14h às 17h, na Sala de Múltiplo Uso 1, do Sesc Jundiaí. A ideia é mostrar plantas chamadas de daninhas nas calçadas das cidades mas que muitas delas são vegetais resistentes e de alto valor nutricional, podendo ser cultivadas em casa. Com orientação da ArboreSer e parte prática no Jardim Botânico, o evento tem parceria da Secretaria de Serviços Públicos.
No sábado (18) e domingo (19), a partir das 11h, acontece no Jardim Botânico o evento “Pedalão Solidário” com um veículo coletivo movido inteiramente pelos participantes, com 100 vagas a cada dia, promovendo uma ação solidária, sustentável e divertida. Ao longo do trajeto duas paradas convidam a um novo olhar para as áreas verdes urbanas da cidade, com o uso de brinquedos ópticos. Organizada pelo SESC Jundiaí em parceria com a Prefeitura de Jundiaí.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.