10/5/2013 - Jundiaí - SP
site Esporte Jundiaí
O Clube Atlético Alcanenense, que disputa a 3ª divisão do Campeonato Português, abriu as portas para alguns atletas de Campo Limpo Paulista. Os jogadores, com idades até 19 anos, ficaram nove meses em Portugal e retornaram com várias experiências positivas, como o vice-campeonato na categoria sub 19 do campeonato português e a Taça Ribatejo.
Os jovens atletas Alex Martinelli, Henrique Yuda, Breno Rodrigues, Vinicius de Oliveira, William Lemos e Guilherme Zafani, voltaram ao Brasil no dia 5 de maio, com muitas histórias e experiências na bagagem. Um dos jogadores, Paulo Rogério, ficou em Portugal, já como titular do time profissional e só volta em julho. Outro atleta não se adaptou e retornou em dezembro passado.
O jogador Henrique Yuda é um dos que têm muito a comemorar; com 34 gols, foi o artilheiro das duas competições sub 19. “Foi muito bom, consegui desenvolver meu trabalho e mostrar um bom futebol. Graças a Deus consegui ser o artilheiro, o que resultou numa oportunidade de jogar no time titular”, disse o garoto. Henrique ainda entrou em uma partida do time profissional e marcou o gol da vitória de 1 a 0 da equipe portuguesa. Além dele, mais três jogadores conseguiram disputar pelo menos uma partida no time de cima.
O professor Walter, treinador da equipe de Campo Limpo Paulista, é o responsável por essa parceria com o time português. O técnico ressalta a importância e o porquê de mandar os garotos para Europa. “Eles conseguem adquirir experiências novas conhecendo um novo jeito de jogar, além disso, o fato de ficarem expostos ao mercado europeu também é excelente para eles. No Brasil, o problema é que 18 anos já é idade avançada para começar no futebol, por isso nós precisamos de presidentes como o Turcato (Presidente do C. A. Alcanenense), que abre espaços para jogadores de 18 anos”, ressaltou Walter.
O professor da equipe campo-limpense também destacou que, a nova administração da prefeitura, e o Diretor de Esportes, Flávio Pavam, têm sido fundamentais na preparação dos garotos. “Eu faço esse intercâmbio de jogadores há um tempo já, mas nunca tive apoio de ninguém da antiga administração, pelo contrário, só barreiras. Agora, com o Flávio é muito bom de trabalhar, porque ele tem esse pensamento de crescer e melhorar o esporte da cidade; a nova academia e o uso das piscinas para o trabalho físico dos atletas tem sido um grande diferencial”, destacou o treinador.
Todos os anos, o técnico leva jogadores de 17 anos que são bancados pelos pais, para ficarem 15 dias em testes. Por serem menores de idade, eles acabam voltando já com a resposta se voltarão para disputar a próxima temporada, quando completam 18 anos de idade, sendo que quando voltam, todas as despesas são arcadas pelo time português.
Os garotos Erick Strada, Ygor Silva e William Buzatto, todos com 17 anos de idade, foram no ano passado, e estão na expectativa de retornar, agora em agosto, para disputar a próxima temporada. “Desde quando voltei estou com a cabeça lá, de ir logo disputar e conseguir subir a equipe para a 2ª divisão, que é o objetivo deles. Também temos que pensar em nós, para que possamos ter uma oportunidade de contrato”, disse o goleiro Erick. Os outros garotos também ressaltaram a importância de fazer um bom trabalho e subir o time. Os atletas que voltaram agora aguardam para saber se vão receber proposta de contrato do clube.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.