30/5/2012 - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
A 52ª reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes de Transporte Urbano e Trânsito, organizado pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), será sediada pela primeira vez em Jundiaí, nos dias 31 de maio e 1 de junho, no Auditório do Ciesp. Esse evento, cuja proposta é promover um canal permanente de divulgação e troca de experiências em mobilidade urbana no âmbito estadual, é aberto exclusivamente para secretários municipais de transporte e trânsito e titulares de órgãos gerenciais. A iniciativa tem o apoio da Setransp.
Durante os trabalhos, serão debatidos questões regionais, com as sugestões para problemas nas áreas de transporte e trânsito, além de um debate sobre questões mais amplas, que poderão ser incluídas no Fórum Nacional.
Jundiaí foi convidada para expor seus projetos bem sucedidos, com foco em segurança viária e na identificação de fatores de risco em acidentes viários.
A opção por Jundiaí se deve ao trabalho que vem sendo realizado no município, em favor da mobilidade urbana, tanto na área de trânsito quanto de transportes. O secretário de Transportes, Roberto Salvador Scaringella, avalia que o evento irá proporcionar um debate produtivo entre os municípios que possuem problemas semelhantes. “O tema mobilidade urbana é cada vez mais urgente em todas as cidades, pois a frota automobilística está crescendo muito. Em Jundiaí já chegamos a 260 mil veículos. Por isso é tão importante se pensar de forma ampla”, confirmou.
Dentre as ações já implantadas no município direcionadas à mobilidade urbana estão a criação das linhas expressas, do Ganha Tempo, implantação do GPS na frota de ônibus para facilitar a gestão e a fiscalização dos serviços, e ainda os estudos para a implantação de novos modais de transportes, como o VLT – metro leve sobre trilhos – em parceria com a CPTM, e do BRT – que é um sistema diferenciado de tráfego de ônibus por corredores exclusivos. Além disso, já está em andamento um amplo cronograma de obras, entre elas a duplicação da José do Patrocínio, novo acesso entre a Ponte São João com o Centro e melhorias nos acessos na marginal do Rio Jundiaí, exatamente para expandir os espaços viários e facilitar os fluxos de veículos.
O fórum ainda deverá debater tecnicamente outros temas, como Aglomerado Urbano, Lei Seca e Transporte Coletivo. Estão sendo aguardados para a abertura da reunião, prevista para 9h do dia 31, o superintendente da ANTP, Luiz Carlos Mantovani Néspoli e o presidente do Fórum Paulista, Rogério Crantschaninov.
Programa
Dia 31 de maio
9h – solenidade de abertura
10h30 – Sessão técnica 1 – Apresentação dos Programas de Mobilidade Urbana de Jundiaí
11h30 – Sessão Técnica 2 – Aglomerado Urbano
14h30 – Reunião exclusiva dos secretários e palestra técnica – Processos de Identificação de Fatores de Risco em Acidentes Viários
16h30 – Renião exclusiva dos secretários e palestra técnica do Detran
Dia 01 de junho
9h – Sessão Técnica 3 – Lei Seca
9h45 – Sessão Técnica 4 – Programa de Segurança Viária – Experiências exitosas
11h30 – Sessão técnica 5 – Subsídios ao Sistema de Transportes Coletivo Urbano
12h30 – Considerações finais e encaminhamentos
13h – Encerramento
Serviço:
Fórum Paulista da ANTP sobre Mobilidade Urbana
Data: 31 de maio e 1º de junho, a partir das 9h
Local: Ciesp-Jundiaí – Avenida Projetada, s/n, Jd. Botânico
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.