11/11/2014 - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
O secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, participou nesta segunda-feira (10) do Workshop Inovação em Resíduos, no auditório do Edifício JK Financial Center, em São Paulo. O evento foi promovido pela Finep com apoio da universidade alemã Technische Universität Braunschweig (TUBS).
Aguinaldo Leite participou do primeiro fórum de discussão que abordou o tema “Panorama sobre o setor e tendências futuras”. O secretário debateu o assunto ao lado de Gabriela Otero, coordenadora técnica daAssociação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), Diógenes Del Bel, diretor-presidente da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos (Abetre), e Eleusis Di Creddo, da Associação Brasileira de Limpeza Pública (ABLP).
Foram abordados temas como o panorama atual da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), além das rotas de tratamento e valorização de resíduos com maior potencial de aplicação no País.
“O grande desafio dos municípios é o de custear o tratamento de resíduos sólidos e aprimorar o corpo técnico para isso. Jundiaí vem se preocupando e a parceria com o governo alemão através do projeto I-Nopa é uma prova disso”, explicou Aguinaldo Leite.
Jundiaí é pioneira na America Latina nas discussões sobre o tratamento de resíduos sólidos. “Fomos convidados por conta do projeto desenvolvido na cidade. É importante nossa participação para trocarmos experiências e mostrarmos o que estamos realizando”, afirmou o secretário.
O modelo de gestão de resíduos sólidos aplicado no município foi apresentado pelo secretário. A iniciativa, quegarante o tratamento e destinação de resíduos sólidos pela Prefeitura, foi selecionado em 2013 pelo governo da Alemanha e já está em andamento. “É um projeto de cooperação acadêmica e estamos estudando a geração de resíduos, caracterização, a melhor forma de tratamento e o estudo do mercado comercial do subproduto pós-tratamento”, afirmou.
O secretário destacou que Jundiaí já está preparada para atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos, por meio do Plano Municipal de Resíduos Sólidos. Além disso, frisou que o município conta com parceria com os alemães, por meio da Universidade Braunschweig. A instituição de ensino, inclusive, teve o professor Klaus Fricke como representante no evento em São Paulo, junto com Christiane Pereira, também da universidade.
Em Jundiaí
Dentro desta preocupação em aprimorar o corpo técnico e compartilhar conhecimento, a Prefeitura de a Prefeitura promove nesta terça (11) e quarta (12) o 1º Seminário Internacional “Nivelamento técnico em gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos”. O evento, organizado pela Secretaria de Serviços Públicos, está marcado para o auditório da DAE, a partir das 8h do dia 11. A iniciativa faz parte dos avanços conseguidos pelo prefeito Pedro Bigardi na parceria inédita com a Alemanha para tratamento dos resíduos sólidos.
O seminário tem parceria com a Technische Universitaet Braunschweig e PUC-Rio, no âmbito do projeto Inopa;Prefeitura de Florianópolis (SC); DAE; Ciesp; além do patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Escola de Governo e Gestão do Município de Jundiaí. Serão diversas palestras com profissionais renomados durante dois dias.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.