6/4/2011= - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
A secretária de Saúde de Jundiaí, Tânia Pupo, passou a fazer parte da diretoria do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP). A indicação ocorreu na última semana, durante congresso realizado em Santos, e que contou com as participações de gestores do setor.
Tânia já atuava como representante regional do conselho e passa a ter maior participação no órgão, que tem o compromisso de defender o processo de consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), com base nos princípios da universalidade, integralidade, equidade, participação social, regionalização e descentralização.
Além da eleição da nova diretoria, o 25º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, que reuniu cerca de dois mil participantes, contou também com cursos, rodas de conversas e mostra de experiências regionais. Com o tema União, Estado e Municípios na consolidação do SUS: Compromissos e Responsabilidades, o congresso discutiu os desafios de pactuar entre as esferas de governo modelos assistenciais para as diferentes realidades; o compromisso e responsabilidade do financiamento solidário do SUS; e o encantamento pelo SUS.
A secretária de Saúde de Jundiaí foi convidada a apresentar curso com o tema regulação da atenção à saúde. Outros assuntos também foram debatidos, como a assistência farmacêutica, atenção em álcool e outras drogas, gestão da informação em saúde, contratualização nos serviços de saúde, cuidado em saúde mental, rede de urgência e emergência no SUS, vigilância em saúde e gestão do Fundo Municipal de Saúde.
De acordo com Tânia, o evento foi produtivo, pois permitiu a discussão de temas importantes para a consolidação do SUS, envolvendo os 645 municípios do Estado. Para ela, a indicação para compor a diretoria representa um reconhecimento pelo trabalho que vem sendo realizado em Jundiaí. "Foram levados em conta o tamanho do muncípio e as ações em saúde desenvolvidas. Estamos no caminho certo.", enfatizou a secretária.
Carta de Santos
Os secretários participantes também elaboraram a carta de Santos com compromissos e propostas para um sistema de saúde melhor. Dentre os assuntos destacados no documento estão a luta pela regulamentação da EC-29 que visa garantir maior aporte de recursos dos governos Federal e Estaduais para o SUS; fortalecimento da regionalização; discussão da regulação da força de trabalho em saúde; implementação de ações de educação permanente em saúde para gestores, trabalhadores e conselheiros do SUS; implantação de uma política de regulação da Atenção Básica.
"Dentre os assuntos elencados na carta , a regulamentação da EC-29 pelo Congresso Nacional deve ser tratado de forma prioritária. Mas, todos os temas visam a adequação dos serviços para que os mesmos contribuam para a melhoria da qualidade de vida e a insclusão social das pessoas", enfatizou a secretária.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.