19/3/2012 - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
Para marcar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, em 24 de março, a Secretaria de Saúde vai intensificar, na próxima semana, as ações de combate à doença, reforçando a busca ativa de novos casos e coleta de material em pacientes com sintomas detectados.
O trabalho desenvolvido na cidade tem reconhecimento estadual. Por cinco anos consecutivos, Jundiaí recebeu o prêmio “Qualidade nas Ações de Controle da Tuberculose”, conferido anualmente pela Secretaria de Estado da Saúde para os municípios que atingem um índice significativo de cura dos novos casos da doença.
A intensificação dos trabalhos será feita na rede básica, envolvendo UBS (Unidades Básicas de Saúde) e Unidades do Programa Saúde da Família, no Ambulatório de Moléstias Infecciosas e na Vigilância Epidemiológica, que vai atuar junto ao SOS, Casa Santa Marta, CDP (Centro de Detenção Provisória) e Fundação Casa. Além da busca ativa para descobrir novos casos, haverá também distribuição de folder, cartazes afixados nas unidades de atendimento e em centros comunitários.
As ações de combate à tuberculose são permanentes em Jundiaí, a fim de detectar a doença precocemente e interromper o processo de transmissão. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, todas as equipes da secretaria estão diretamente envolvidas em ampliar a taxa de cura da doença e diminuir a taxa de abandono ao tratamento. Neste sentido, o atendimento foi descentralizado e hoje é realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde.
Com a descentralização do tratamento, como também o acolhimento por parte das equipes de saúde, é possível observar uma redução significativa na taxa de abandono ao tratamento, bem como no índice de mortalidade.
A cobertura de busca ativa de sintomáticos respiratórios (indivíduo com tosse entre 2 e 3 semanas ou mais) é em torno de 63%, sendo este um procedimento barato e capaz de trazer resultados efetivos e descoberta de novos casos. As ações voltadas ao controle da doença envolvem equipes de médicos, enfermeiros e administrativo.
A doença
O Dia Mundial da Tuberculose foi criado em 1982, pela Organização Mundial de Saúde e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares. A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, por dr. Robert Koch, e representou um grande avanço na luta pelo controle e eliminação da doença.
A tuberculose é uma das doenças mais antigas que existe no mundo e, provavelmente, continuará a fazer vítimas. Existe em quase todos os países, porém a maioria dos casos incide em países em desenvolvimento. A doença é causada por um microorganismo chamado “bacilo de Koch”. É uma doença contagiosa e atinge, principalmente, os pulmões, porém pode acometer qualquer órgão. Existe tuberculose nos osso, na pele, nos gânglios, nos olhos, pleura.
A tuberculose tem cura, porém se não for tratada adequadamente a probabilidade de levar à morte é grande. E, quando o paciente não conclui o tratamento, que dura cerca de seis meses, possibilita o surgimento de bacilos resistentes ao medicamento, dificultando a cura.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.