Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

29/4/2013 - Jundiaí - SP

Jundiaí presente no 2º Encontro Nacional dos Municípios




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, participou em Brasília, entre os dias 23 e 25, do 2º Encontro Nacional dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.

Aguinaldo esteve acompanhado dos diretores Gilberto Valverde, José Vitoriano Júnior, Lucas Aparecido Rodrigues e Rodrigo Batalha. Durante os três dias do encontro, diversos temas foram debatidos, tendo Jundiaí se interessado de forma especial pela questão dos resíduos sólidos.

No momento, a prefeitura busca um novo modelo de gerenciamento de resíduos sólidos e a primeira providência neste sentido é a definição de um novo modelo, também, para os serviços de coleta e destinação do lixo. A concorrência pública para esta finalidade, inclusive está sendo montada e deverá ser anunciada nos próximos dias.

Leite comentou a respeito da necessidade de buscar formas alternativas para comungar a necessidade de recolher o lixo com a possibilidade de colocar em prática um gerenciamento que possa se tornar modelo. “Temos hoje 10 mil toneladas de lixo por mês e apenas 5% são reaproveitáveis. Queremos chegar a 30% e isso deverá ocorrer a partir de um trabalho que visa enxergar o lixo como oportunidade de reciclagem e inclusão social”, explica o secretário.

No entendimento, uma cooperativa seria o caminho mais provável para atingir essa condição. “Alguma coisa como os catadores tomarem conta de ecopontos, tirando do lixo o maior aproveitamento possível”, exemplifica.

O secretário lembra também que todas palestras e os debates dos quais participou em Brasília aconteceram em momento muito oportuno, pois os lixões em todo o País têm prazo para desaparecer, ou seja, até o final de 2014 eles devem se enquadrar a um outro plano de saneamento , o que inclui novos modelos de gerenciamento dos resíduos. “Jundiaí está bem à frente de muitas cidades de mesmo porte, porém, as mudanças devem ocorrer, logicamente dentro de um processo moderno, com foco na sustentabilidade”, comenta.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.