24/6/2014 - Jundiaí - SP
Mesmo depois de praticamente atingir a meta de 80% estipulada pelo Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde divulgou nesta sexta-feira (20) a continuidade da vacinação contra a gripe em toda a rede de unidades de saúde nos bairros. Esta nova medida é destinada aos moradores que tiverem uma recomendação médica para receber a dose.
Além deles, a vacina que garante a proteção contra os vírus Influenza e Gripe A (H1N1 e H3N2), também está liberada para profissionais que têm contato direto no atendimento à população – professores, carteiros, policiais civis, policiais militares, guardas municipais e bombeiros, entre outros. “Os hipertensos também podem ser vacinados, desde que tenham uma recomendação médica”, afirma a enfermeira Solange Marquezini, da Vigilância Epidemiológica.
Os principais focos da campanha neste ano são as crianças de 6 meses a 4 anos de idade, os idosos acima de 60 anos de idade, as mulheres gestantes ou puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores em saúde e as pessoas com doenças crônicas, com prescrição médica.
Os grupos que estão sendo priorizados agora e outros que tenham recebido a recomendação de serem vacinados não precisam apresentar receita, mas devem consultar a unidade de saúde mais próxima de casa para solicitarem a vacina. Essa medida, com o controle de cadastro, evita risco de dose dupla.
A boa aceitação da campanha neste ano reforçou a proteção da comunidade contra a circulação de vírus, acentuada pela presença de turistas de outros países durante a realização da Copa do Mundo. De acordo com a estratégia adotada em parceria com o Ministério de Saúde e com a Secretaria Estadual de Saúde, a imunização dos grupos de risco gera uma proteção coletiva para a comunidade.
José Arnaldo de Oliveira Foto: Alessandro Rosman
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.