Domingo, 24 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

8/4/2014 - Jundiaí - SP

Jundiaí retoma alerta contra dengue




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A mobilização da última sexta-feira (4) da campanha “Dengue, Aqui Não!”, que visitou imóveis em praticamente todos os bairros da cidade, registrou em balanço parcial 55 amostras de larvas de mosquito (96,4% sendo da espécie Aedes aegypti, o vetor da doença) e muitos casos de descuido de moradores com vasos de plantas e objetos que podem acumular água e multiplicar esse risco.

A palestra especializada do Dia Mundial da Saúde, realizada em cooperação entre a Secretaria de Saúde e a Faculdade de Medicina de Jundiaí, nesta segunda-feira (7), para 180 agentes comunitários, também foi sobre esse tema.

“A dengue é nosso principal caso dentro do tema deste ano, que é pequenas criaturas, grandes ameaças, definido pela Organização Mundial de Saúde, e está relacionado com a ampliação de diversas doenças no mundo, em parte ligado com o aquecimento global”, afirmou André Ricardo Ribas Freitas, consultor da Vigilância Epidemiológica do Estado que foi o palestrante convidado do evento.

Ele abordou também casos específicos de epidemias em Campinas (2007 e 2014) e Rio de Janeiro (2008).

A palestra aconteceu no auditório Pedro Fávaro, da Faculdade de Medicina. De acordo com os gestores da Secretaria, a campanha preventiva deve ser ampliada junto às unidades de saúde e na mídia para garantir que Jundiaí continue fora das ondas graves de epidemia que assolaram diversas regiões do Estado. Para o palestrante André, essa possibilidade ainda é remota. “O trabalho de diagnóstico, investigação ativa dos suspeitos e monitoramento como está sendo feito aqui é essencial”, ressaltou.

Balanço
Na sexta-feira, foram visitados 8.223 imóveis somente pelas equipes de soldados do 12º GAC e do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde. Ainda está sendo realizado o levamento dos números dos outros bairros.

A presença de criadouros com larvas identificadas do mosquito transmissor da dengue preocupa a Secretaria de Saúde, apesar dos casos identificados até o momento serem de 16 pacientes (apenas quatro contraíram a doença na cidade, pelos dados divulgados até agora).



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.