12/8/2015 - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A Prefeitura de Jundiaí promoveu nessa terça-feira (11) uma palestra sobre os preparativos finais para adequação à edição 2015 do programa estadual Município Verde e Azul. Os principais critérios de elegibilidade foram tratados por representantes das secretarias de Planejamento e Meio Ambiente, Transportes, Educação, Serviços Públicos, Obras, Agricultura, Abastecimento e Turismo, da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) e da empresa municipal de saneamento DAE.
“Esse cuidado com o meio ambiente é uma determinação direta do prefeito Pedro Bigardi e continuamos analisando formas de avançar com a sustentabilidade no município”, afirmou a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti. Entre os participantes estiveram ainda os secretários: de Educação, José Renato Polli; e de Transportes, Wilson Folgosi, além do superintendente da Fumas, Waldemar Foelkel, e de diretores setoriais.
Em 2013, as medidas adotadas pela Prefeitura de Jundiaí alcançaram um inédito terceiro lugar estadual e também o Prêmio Franco Montoro como melhor colocado na unidade de gerenciamento de recursos hídricos da Bacia do Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Desde 2007, quando o programa foi criado, a melhor colocação atingida pela cidade tinha sido um 27º lugar, em 2012. Dois anos antes, Jundiaí amargou a 311ª posição.
As linhas abordadas no programa, que receberá os relatórios municipais no dia 30 de setembro, são chamadas de diretivas. De forma geral, são elas: o esgoto tratado, os resíduos sólidos, a biodiversidade, a arborização urbana, a educação ambiental, a cidade sustentável, a gestão das águas, a qualidade do ar, a estrutura ambiental e o conselho ambiental.
Apesar de avanços implementados pelo prefeito Pedro Bigardi como o subsídio de seguro agrícola para produtores de uva, a renovação técnica da área de resíduos, os reforços de monitoramento da Serra do Japi e o debate participativo do Plano Diretor (e outros planos), por exemplo, a reunião mostrou preocupação com a “importação de poluentes” no setor de qualidade do ar por causa das rodovias e da proximidade da região metropolitana. Esses e outros aspectos foram abordados na palestra.
O encontro faz parte do processo previsto no Município Verde e Azul, que tem entre seus objetivos fortalecer os planejamentos ambientais, descentralizar a agenda ambiental paulista e avaliar o empenho dos municípios diante das diretivas. A equipe da coordenação local esteve presente com o diretor de meio ambiente, Flávio Gramolelli Júnior, e as técnicas Maria Helena de Souza Tiraboschi e Luciana Maretti.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.