27/11/2015 - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Mudanças climáticas e proteção de recursos naturais são os temas do edital para o qual o município de Jundiaí vai se inscrever para que possa firmar uma nova parceria com o consórcio GFA Lüneburg, da região do município alemão de Deutsch Evern, na Alemanha.
Após encontro “Parcerias Municipais com a América Latina e Caribe”, na última semana, na cidade em Frankfurt, na Alemanha, o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, recebeu a proposta da parceria. O edital com as regras será aberto em breve e a data limite para a inscrição é 29 de janeiro.
“Já definimos as linhas para o projeto. Tem a ver com Resíduos Sólidos Urbanos e a ideia é desenvolver uma pesquisa no campo técnico e aplicar na prática. Trabalharemos os gases do efeito estufa a partir da valorização dos resíduos”, explica o secretário.
Aguinaldo frisa ainda que o projeto contará com detalhes como campo de atuação, cronograma físico e financeiro. Após o envio, o projeto será analisado por um comitê, com representantes do governo alemão e pelo consórcio GFA. “Definimos essa possível parceria como uma segunda fase da parceria com a Alemanha, iniciada com o projeto I-Nopa.”
O evento
O encontro que o secretário participou foi organizado pela Engagement Global/Centro de Serviços para os Municípios em um só Mundo, em cooperação com o Fórum Para Desenvolvimento Internacional e Finep. De acordo com Aguinaldo, o convite partiu dos organizadores. “Conseguimos transmitir credibilidade por toda a seriedade que o governo Pedro Bigardi tem com a questão dos resíduos sólidos. Isso tem chamado a atenção dos municípios alemães. Nossa vontade de aprender e compartilhar conhecimento no Brasil tem nos feito avançar.”
O secretário lembrou que o projeto I-Nopa, de gestão ecoeficiente de resíduos sólidos, da Prefeitura de Jundiaí em parceria com a Universidade de Braunschweig, PUC Rio de Janeiro, DBFZ, CREED, TUBS, GIZ, e o desempenho de Jundiaí no tratamento dos resíduos é o que chama a atenção. “Jundiaí é vista como uma cidade na qual as sementes plantadas dão frutos. Testamos tecnologias, qualificamos funcionários, realizamos eventos, aprimoramos a gestão. Muita coisa mudou em pouco mais de dois anos e meio.”
Todos os custos da viagem são pagos pela Engagement Global/Centro de Serviços Para os Municípios em Um Só Mundo.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.