Domingo, 24 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

12/12/2013 - Jundiaí - SP

Jundiaí sobe ao pódio do Estado com prêmio ambiental




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Com um inédito quarto lugar no prêmio Município Verde e Azul, do Governo do Estado, Jundiaí teve avanços ambientais confirmados pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente com dois prêmios simultâneos. A nota 94,5 também colocou a cidade em primeiro lugar dentro da área da bacia hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Foram analisados 587 municípios paulistas.

De 2008 até agora, a melhor colocação atingida pela cidade tinha sido um 27º lugar, em 2012. Dois anos antes, Jundiaí amargou a 311ª posição. “É uma conquista importante para o primeiro ano de um governo. Quando fui buscar o caminhão de combate a incêndios florestais, que recebemos pela posição anterior, achei que teríamos dificuldades em manter esse patamar mas já avançamos bastante. Queremos ficar ainda melhores em 2014”, afirmou o prefeito Pedro Bigardi.

Entre os motivos apontados para a subida de Jundiaí estão medidas como o início da elaboração dos planos de saneamento (resíduos sólidos, água e esgoto e macro e microdrenagem), as medidas de proteção e educação ambiental em implantação na Serra do Japi, o amplo plano de arborização urbana, a conservação de mananciais dos rios Jundiaí-Mirim e Capivari e muitos outros.

As metas de governo já apontam um aumento de 12% para 19% de arborização urbana, por exemplo, com efeitos benéficos para o clima, para o ambiente e até para a paisagem”, explica a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti.

Sustentabilidade
Para o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, as escolhas cotidianas como o uso de piso permeável, os materiais reciclados usados em obras e outros avanços formam uma soma positiva que resultou no prêmio. “Todas as secretarias precisam adotar cada vez mais os critérios sustentáveis”, disse.

A interlocutora do prêmio na administração, a especialista Karina de Lima, lembrou que as 10 diretrizes avaliadas são bastante amplas. Ela e mais o diretor de Meio Ambiente, Flávio Gramolelli Júnior, e a gestora Luciana Maretti estiveram no Palácio dos Bandeirantes representando a Prefeitura de Jundiaí.

No dia 30 de novembro, ao inaugurar uma área de caminhada no bairro Cidade Nova onde plantou uma das 1,6 mil árvores plantadas no local, o prefeito já havia apontado a requalificação urbana como uma de suas metas ao lado da conservação de zonas naturais e rurais.

O prefeito Pedro Bigardi afirma que em 2014 a cidade tem plenas condições de continuar sendo um dos municípios mais destacados do Estado de São Paulo na área de sustentabilidade ambiental.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.