Domingo, 24 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

12/11/2013 - Jundiaí - SP

JundiaíShopping recebe exposição sensorial "Na Ponta dos Dedos"




da assessoria de imprensa 

A mostra gratuita, montada em um ambiente completamente sem luz, segue até 7 de dezembro e convida o público a experimentar uma nova forma de ver a arte, por meio principalmente do toque 

Jundiaí, 12 de novembro de 2013 – Sentir a vida literalmente na ponta dos dedos é a proposta da exposição em cartaz no JundiaíShopping até o próximo dia 7. Com obras criadas com o propósito de convidar o público a experimentar uma nova forma de ver a arte, vivenciando a realidade de um deficiente visual ao perceber as obras por meio principalmente do toque, a mostra “Na Ponta dos Dedos” tem visitação gratuita, sempre de quarta a domingo, das 14h às 20h, no piso Jundiaí (próximo à HotZone). O projeto é realizado pela 3S com recursos do ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), em parceria com a ACEBEM (Associação dos Cegos do Bem).

São 20 obras táteis, assinadas por Tatiana Zylberberg e Vera Pinke, que buscam despertar nos visitantes outras formas de ver a arte e, consequentemente, compreender a realidade que os cerca. Montada em um ambiente completamente sem luz, a exposição tem uma ambientação sonora composta e interpretada por Fernando Bacelar e Aldenor Paiva, com poemas de Tatiana Zylberberg, além de entrevistas sobre a vida realizadas com pessoas de diversas idades e realidades.

Guillermo Bloj, superintendente do JundiaíShopping, conta que, no escuro, os visitantes são convidados a fazer um percurso sensorial guiado pela equipe da ACEBEM, que estimula uma nova forma de se ver a arte, principalmente por meio do toque. Nesta exposição, as obras devem ser tocadas com as mãos, enquanto poesias narradas ou em braile trazem informações adicionais. “Quando fomos procurados para sediar esta exposição, foi justamente isso o que nos encantou e nos levou a ceder o espaço: a união entre arte, cultura e consciência social. Mais do que um convite ao conhecimento, é uma lição de cidadania”, conta. Vale lembrar que são os visitantes que determinam o tempo de exploração de cada obra.

“O propósito vai além de mostrar como se vive uma pessoa com deficiência visual. A exposição assume a tarefa de questionar o quanto a visão (sentido norteador predominante em nosso cotidiano moderno para guiar nossas direções e escolhas) parece “nos educar” para não ver. A partir do convívio no escuro e da experiência multissensorial, surge a possibilidade de reconhecer no outro tanto a diferença quanto a singularidade”, explica Tatiana. As obras produzidas pelas artistas instigam o visitante a se colocar no lugar do outro, não para comparar, mas para interagir.

Agendamento para grupos – O projeto também oferece agendamento para visitas de grupos, voltado para estudantes do ensino fundamental e médio (a partir dos 8 anos de idade),  universitários da rede pública e grupos particulares e de empresas ou demais interessados. Para informação e agendamento de visitas escolares, falar com Silvio Girotto: (11) 95023-9133. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.