4/10/2012 - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Carros com vidros quebrados, lataria enferrujada e pneus furados, largados pelas ruas da cidade por seus proprietários, se tornaram artigo raro em Jundiaí nos últimos três anos, depois da lei municipal 7.219, que regulamentou a remoção de veículos abandonados nas vias públicas.
De outubro de 2009, quando foi implantada, até hoje já foram adesivados pela Secretaria de Transportes – Diretoria de Trânsito – 201 veículos, sendo que 44 foram guinchados e 157 foram removidos pelos próprios donos antes mesmo do guinchamento.
A lei tem como foco evitar que permaneçam nas ruas veículos deteriorados, que possam se transformar em foco de doenças ou alvo de vândalos. Muitas vezes os proprietários deixam esses carros estacionados durante meses nas ruas, e com o passar do tempo, passam a gerar problemas para a vizinhança.
Estão enquadrados os veículos que estão estacionados regularmente no mesmo local por 30 dias consecutivos, ou aqueles que estiverem com tempo superior a 48 horas na via, com sinais evidentes de abandono, como falta de rodas, pneus murchos, vidros quebrados ou abertos, portas destravadas, falta de placas, sinais de incêndio, depredação, cobertos por lona, entre outras situações.
Os casos confirmados de abandono são identificados por meio de um adesivo próprio da secretaria e os proprietários terão um prazo legal de cinco dias para retirada. Vencendo esse prazo, o veículo poderá ser removido e encaminhado para os guinchos credenciados.
A liberação dos veículos será feita mediante pagamento das taxas e diárias. Se não forem retirados, poderão ir à leilão, sob responsabilidade da Ciretran.
Como explicou Káthia Anzeloti, da Secretaria de Transportes, a intenção é evitar que esses veículos permaneçam nas vias. “O que queremos é que os proprietários retirem seus carros das ruas antes do guinchamento, pois sabemos que os veículos abandonados incomodam quem mora por perto”, disse. Quem quiser denunciar casos semelhantes deve entrar em contato com o 156 e passar o endereço e as condições do veículo.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.