3/5/2016 - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Assim como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, o “Maio Amarelo” também é mês de reflexões, em busca de um trânsito mais seguro. A campanha foi lançada na tarde desta segunda-feira (2) pelo prefeito Pedro Bigardi e a equipe da Secretaria de Transportes.
Com o objetivo de conscientizar a população, a divisão de Educação no Trânsito vai fazer diversas ações para chamar atenção ao alto índice de acidentes no trânsito. “Esse é o terceiro ano que Jundiaí realiza o Movimento Maio Amarelo. Essa campanha salva vidas, promovendo orientação e educação no trânsito”, pontuou Bigardi.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, em 2009 foram cerca de 1,3 milhão de mortes por acidentes de trânsito em 178 países e aproximadamente 50 milhões de pessoas que sobreviveram com sequelas. De acordo com a Divisão de Educação e Estatística, em Jundiaí houve redução de 10% nos acidentes, entre 2014 e 2015.
Acompanhando o mascote Farolito, foi oficialmente apresentada a Faixolita, personagem voltada para campanhas educativas em respeito à faixa de pedestre. “A travessia segura de pedestres vai ter uma atenção especial. Além disso, vai haver uma ação com os ciclistas. Com a importância do uso de equipamentos de proteção e atenção no trânsito”, afirma o secretário de Transportes, Wilson Folgozi.
Ações
Vão ser diversas atividades durante todo o mês de maio. Além da divulgação nas escolas, ocorrerão blitz educativas com o apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros; operação travessia segura na faixa de pedestre; palestras em empresas; entre outras.
Já estão confirmados, entre estasegunda (9) e sexta-feira (20), no Parque da Uva, o desenvolvimento do programa “Na Pista Certa”, parceria com a Fundação Mapfre, que transmite para as crianças conceitos sobre a segurança viária.
Na segunda-feira (30) vai haver ainauguração de uma pista no Parque da Cidade, em que vão ser realizadas atividades em conjunto com a Secretaria de Transportes, Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama) eDae. Na terça-feira (31), o encerramento vai ser um passeio ciclístico, das 17h às 22h, na avenida Nove de Julho.
O diretor de trânsito, Rogério Alves, afirma que as expectativas são positivas, uma vez que a campanha para a cidade é permanente e está sendo ampliada. “O movimento Maio Amarelo tem crescido. Prefeituras, meios de comunicação e também outros órgãos têm aderido as ações.”
O diretor enfatiza ainda que a conscientização deve vir de cada um de nós. “Os acidentes de trânsito infelizmente matam e podem ser considerados uma epidemia”, afirma.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.