20/2/2015 - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A retirada de entulhos descartados de forma irregular por pessoas e empresas clandestinas na avenida Augusto Mazzi, mais conhecida como estrada do Pinheirinho, no bairro Jundiaí-Mirim, é realizada em duas etapas pelas equipes de limpeza da Secretaria de Serviços Públicos.
Mais de 300 toneladas de entulho já foram retiradas do local no último sábado (14) e levadas para o Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol). E a próxima etapa da limpeza deve ocorrer nos próximos dias.
O diretor de Limpeza Pública, Lucas Aparecido Rodrigues, informa que foram instaladas placas informando que é proibido o descarte de entulho. “Vamos criar uma barreira e intensificar as fiscalizações para que esse problema não continue”, afirma.
Coleta on-line
A pasta realiza um trabalho por meio de um sistema informativo em tempo real, feito desde 2013. A partir deste trabalho, o resíduo sólido gerado pela construção civil tem trajetória rastreada com objetivo de diminuir o despejo clandestino. No início de 2013, existiam 1270 pontos de descarte irregular e apenas 500 caçambas chegavam ao Geresol.
Com a iniciativa desenvolvida pela secretaria, o município tem agora apenas sete pontos de descarte irregular, já em mapeamento para serem ‘zerados’. Além disso, 5 mil caçambas descartam o material no Geresol para reciclagem por mês atualmente.
O material reciclado é aproveitado por Jundiaí nas obras da Prefeitura e gerou economia aos cofres públicos. O trabalho feito em Jundiaí inspirou a Prefeitura de Belo Horizonte (MG), que utiliza, desde o mês passado, do mesmo sistema.
A Secretaria de Serviços Públicos solicita que os munícipes denunciam ao presenciar descartes irregulares de resíduos sólidos por meio do telefone 156.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.