22/3/2012 - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
Médicos e enfermeiros da rede básica de saúde passam por capacitação em dengue e coqueluche. A iniciativa faz parte do processo de educação continuada da Secretaria de Saúde e vai envolver cerca de 180 profissionais em três dias de evento. Nesta quarta-feira (21), as palestras foram direcionadas aos pediatras que atuam nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).
De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente, são temas que despertam a atenção e a proposta é de treinar os profissionais a fim de garantir o diagnóstico precoce.
“A dengue, embora tenhamos uma situação sob controle, nos preocupa por ser este o período de maior incidência de casos. Já, a coqueluche é uma doença que estava praticamente esquecida, mas que tem apresentado casos”, enfatizou a enfermeira.
As informações para os pediatras foram passadas pelos professores da Faculdade de Medicina de Jundiaí Maurício Loureiro e Saulo Duarte e pelo gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Carlos Ozahata. Segundo a coordenadora de Pediatria da Secretaria, Maria Aparecida Ribeiro da Costa, os treinamentos enfocam temas que refletem diretamente na qualidade da assistência.
A preocupação maior, de acordo com Maria Aparecida, são os casos de coqueluche, popularmente conhecida como tosse comprida, em bebês. “Existe vacina para a coqueluche, que é a tetravalente, porém a primeira dose só pode ser administrada aos dois meses de idade. A transmissão ocorre normalmente de adultos ou adolescentes que ficam próximos às crianças”.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.