13/2/2014 - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Serviços Públicos no tratamento de resíduos sólidos, comandada pelo secretário Aguinaldo Leite, fez com que o prefeito da cidade de Paulista (PE), Junior Matuto, viesse a Jundiaí conhecer o modelo de gestão.
Durante a visita, ocorrida nesta quarta-feira (12), o prefeito de Paulista e a equipe que o acompanhava conheceram o prefeito Pedro Bigardi e o secretário da Casa Civil, José Carlos Pires. Além disso, Aguinaldo Leite levou o grupo ao Geresol (Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos).
Segundo o secretário de Serviços Públicos, a visita é fruto do Congresso Técnico Brasil-Alemanha – Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos, realizado em dezembro, no Parque da Uva. “Durante o evento, apresentamos o que está sendo feito na cidade e isso chamou a atenção de alguns municípios.”
Aguinaldo mostrou informações relevantes sobre a pasta e o trabalho desenvolvido. “Quando assumimos o serviço de atendimento ao cidadão, o 156, tinha mais de 3 mil reclamações relacionadas à limpeza pública. Graças ao trabalho realizado, o número caiu para 400.”
O secretário lembrou a parceria entre Jundiaí e o governo alemão, que vai financiar R$ 620 mil para diagnosticar e implantar o melhor projeto de tratamento mecânico e biológico na cidade. O recurso ainda prevê um laboratório no Geresol para testes de fermentação e compostagem. O Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta) também ofertará laboratórios para pesquisas.
Christiane Pereira, coordenadora no Brasil da TU Braunschweig e Centro de Pesquisa, Educação e Aplicação em Resíduos Urbanos (CREED), também participou do encontro.
Positiva
O prefeito Junior Matuto destacou que a visita a Jundiaí foi positiva e irá somar ao município, que já tem uma PPP (Parceria Público Privada) em andamento. A ideia é atender o que recomenda a Política Nacional de Resíduos Sólidos, para a qual todos os municípios brasileiros devem se adequar até agosto de 2014.
Para ele, o saldo da visita é positivo. “Estamos felizes com o que vimos aqui. A cidade é limpa e bem conservada. E o tratamento dos resíduos é referência, um modelo de gestão para todo o Brasil.” O prefeito pernambucano estava acompanhado pelo vice-prefeito Jorge Carreiro; secretário de Serviços Públicos Evanil Belém; e pelo secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Fábio Barros.
Para Fábio, Jundiaí está um passo à frente de outros municípios. “A nossa PPP já estava em andamento quando assumimos o governo. No entanto, a partir do que conhecemos aqui, podemos fazer alterações, já que o contrato é ajustável.”
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.