12/5/2014 - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Um ônibus cultural levou aproximadamente 30 passageiros para uma viagem no tempo, neste sábado (10), na abertura da 12ª Semana Nacional de Museus em Jundiaí. O passeio percorreu os museus da Companhia Paulista de Estrada de Ferro, a Pinacoteca Diógenes Duarte Paes e o Solar do Barão.
O ponto de partida foi o Museu da Companhia Paulista, no Complexo Fepasa, onde os passageiros tiveram uma aula sobre a história da ferrovia no Brasil. A viagem prosseguiu para a Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, no Centro. No local, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a história do artista que dá nome ao espaço por meio da exposição “Olhares de Diógenes: aquarelas, pinturas e memórias”.
A mostra reúne pinturas, aquarelas, desenhos, objetos e documentos dos acervos do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí com destaque para as obras de Diógenes Duarte Paes. Sua produção retrata com humor e sensibilidade valores sociais e culturais de Jundiaí nas primeiras décadas do século 20.
O ponto final foi o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí ‘Solar do Barão’, onde os passageiros foram recepcionados por atores caracterizados como funcionários da Companhia Paulista, representados pelo bilheteiro, operário e o chefe. No local, o diretor do Museu, Jean Camoleze, e sua equipe apresentaram a exposição “Operários, mãos à obra: o início da industrialização de Jundiaí”, que destacou imagens de trabalhadores em indústrias da cidade, como Argos e Cerâmicas Glória, entre outras.
“Para nós, da equipe do Museu Solar do Barão, é muito importante esta participação. Esta é uma forma de difusão do nosso acervo, de criar na população a ideia da educação patrimonial, a análise crítica, além de propagar a importância da salvaguarda da memória da cidade”, comenta o diretor do Museu, Jean Camoleze.
Popularização
O secretário de Cultura, Tércio Marinho, que acompanhou a visita aos espaços, destacou a importância deste tipo de atividade para popularização dos museus. “A cidade conta com um rico acervo em seus museus, que encontra-se à disposição da população. Atividades como esta são importantes, pois estimulam nas pessoas o hábito de frequentar estes espaços, que são fontes de conhecimento.”
A doméstica Antonia Olga Custodio Cirino, 66 anos, conta que nunca tinha entrado em um museu antes. “Recebi o convite do ônibus cultural e resolvi aceitar. Gostei muito de conhecer os museus, pretendo voltar”, disse.
Em Jundiaí a passeio, a advogada Maria Mendes de OIiveira, 62 anos, aproveitou para participar do passeio. “Gostei muito de conhecer os espaços, os artistas e a cultura através das exposições. É importante promover ações como esta, pois é pelo conhecimento que se muda a mentalidade da população.”
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.