10/10/2013 - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Os novos integrantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) de Jundiaí participaram nesta quarta-feira (9), de reunião, no Paço Municipal. A nomeação dos 44 membros, titulares e suplentes, foi divulgada na semana passada, na Imprensa Oficial do município.
O coordenador-executivo do GGIM e diretor do Departamento de Trânsito, Thiers Costa Marques Neto, apresentou a finalidade e atribuições do grupo.
Destacou que o GGIM teve início no âmbito do Plano Nacional de Segurança Pública e que seu principal objetivo é ser um espaço de interlocução permanente entre as instituições do sistema de Justiça criminal e de promoção da segurança pública, no âmbito local, visando a redução da violência na cidade.
“O Gabinete de Gestão Integrada tem de ser um elo entre o gabinete do prefeito e os órgãos de segurança pública”, resumiu Thiers.
O prefeito Pedro Bigardi, nomeado coordenador-geral do GGIM, destacou a importância do grupo no enfrentamento da criminalidade. E lembrou que é preciso ter um plano de trabalho bem definido para garantir recursos e apoio dos governos Estadual e Federal. “Todo programa do Governo Federal só é aprovado se o município está dentro de um programa nacional”, exemplificou.
O GGIM é formado por representantes do Poder Executivo e Legislativo municipal, das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros, do Ministério da Justiça e da Secretaria de Estado de Educação.
Além das apresentações formais dos integrantes, ficou definido nesta primeira reunião que será feito um diagnóstico e mapeamento da criminalidade na cidade, incluindo os aspectos sociais, indicadores e problemas, a partir de dados das polícias e das entidades sociais.
Todos os integrantes concordaram que a palavra-chave para o sucesso do grupo é “integração”. O representante do 49º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM), Henrique Pereira de Souza Neto, destacou que a PM e a Polícia Civil criaram uma metodologia de informação e colocou à disposição para apresentar os números da cidade ao grupo.
As próximas duas reuniões já foram marcadas. Serão nos dias 23 de outubro e 6 de novembro, às 10 horas, no Paço Municipal. Na pauta, as polícias e os setores de assistência social deverão apresentar suas estatísticas que serão a base do diagnóstico. “A partir daí vamos montar um plano e buscar os recursos necessários”, finalizou o prefeito.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.