6/12/2012 - Jundiaí - SP
assessoria de imprensa
Acontece nesta sexta-feira, dia 07 de dezembro, às 8h30 no auditório do CIESP de Jundiaí localizado na Avenida Navarro de Andrade s/n - Rua Projetada 8 - Vila Hortolândia, acontece um evento comemorativo ao primeiro ano de criação do Projeto “Fazendo a Diferença”.
O projeto foi criado diante de uma série de questões trazidas pela sociedade local através das diversas entidades assistenciais, empresários, governos e pessoas com deficiência. Tais questões traziam à tona a dificuldade das empresas em encontrar pessoas com deficiência para suprirem as cotas de contratação que a legislação exige, a falta de qualificação pessoal e profissional, a baixa escolarização e a dificuldade de acesso a cursos fornecidos pelas entidades formadoras de mão-de-obra. Além dessas questões foram também apresentadas a condição sociocultural das famílias, a percepção de incapacidade para o trabalho de muitas das pessoas com deficiência, com reforço de seus familiares, e a dependência de muitas famílias de programas assistenciais.
Diante desse quadro, foi possível articular com diversas entidades interessadas em enfrentar o desafio de construir, coletivamente, um projeto diferenciado, que viesse a ajustar os diversos interesses e propiciar uma nova forma de inclusão social pelo trabalho.
Foi desenvolvido graças à parceria envolvendo, de um lado, o Ministério do Trabalho, através da Gerência Regional de Jundiaí, do CIESP Jundiaí – Centro das Indústrias do Estado de S. Paulo, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Jundiaí, do SESI Jundiaí – Serviço Social da Indústria, do SENAC Jundiaí – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, e, de outro lado, pelas empresas contratantes: ThissenKrupp, Akzo Nobel, Confidence, Master Blenders (antiga Sara Lee), Envision, DHL e Senac
Trata de um único Projeto, elaborado a diversas mãos, onde cada entidade parceira pôde agregar o que tinha de melhor em relação a conteúdo, estrutura e recursos humanos, em prol de um grupo de vinte jovens com deficiência intelectual.
Foi dada ênfase, na construção do conteúdo programático, ao processo de desenvolvimento através de atividades corporais, culturais e artísticas por meio de dinâmicas de grupo e atividades lúdicas. Há no conteúdo componentes de formação pessoal, comportamental, educacional básica e profissional, sendo realizada nos períodos da manhã pela APAE, e às tardes no Senac (2ªs., 4ªs e 6ªs feiras) e Sesi (3ªs e 5ªs feiras).
Todos os jovens estão contratados, com registro em Carteira Profissional, garantias trabalhistas e previdenciárias, percepção de salário e todos os benefícios concedidos aos demais trabalhadores das empresas.
Serviço: Projeto “Fazendo a Diferença”
Data: 07/12/2012
Horário: 8h30
Local: CIESP de Jundiaí
Endereço: Avenida Navarro de Andrade s/n - Rua Projetada 8 - Vila Hortolândia.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.