19/3/2013 - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Um novo Pronto Atendimento de Saúde no Centro, aberto dia e noite ao público, ao lado do Hospital São Vicente, foi aberto nesta segunda-feira (18) pelo prefeito Pedro Bigardi. Com uma ampla área de atendimento, consultas e um novo setor de internação que oferece 25 leitos para desafogar o próprio hospital, o PA Central funciona ao lado da praça Dom Pedro II (Largo das Rosas), na esquina das rua João Lopes e Luiz Rosa.
“Essa área chegou a ter cogitada a demolição no projeto do Hospital Regional, mas agradecemos ao Estado pela sensibilidade sobre nossa necessidade de atendimento ao público e de preservação histórica”, afirma o prefeito Pedro Bigardi.
Além de anunciar um estudo de reformas no próprio Hospital São Vicente, o prefeito colocou o PA Central em uma linha onde pretende mudar a estrutura de saúde – com iniciativas como a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) no bairro do Almerinda Chaves, com 2,5 mil m². O local será um “mini hospital de fato” e visto em outras cidades como um local que evita 90% dos atendidos de buscarem o Hospital São Vicente. Neste caso, a licitação de obras sai nas próxima semanas.
Novo Hospital
“Também estamos com um desenho do novo hospital municipal em andamento, com área prevista de 30 mil m². Vamos garantir a melhora das condições de trabalho dos profissionais da área”, afirma Bigardi.
Para o secretário de Saúde, Cláudio Miranda, a entrega do novo PA Central 24 Horas em menos de três meses de governo deve ser compartilhado com a escolha “de uma equipe competente e motivada” e que, dos problemas encontrados no início de governo, a prioridade foi resolver a superlotação do Hospital São Vicente.
“Não é apenas um lugar bonito, mas funcional. O PA Central e, em breve, o PA Retiro, até meados do ano, vão funcionar desta maneira, com dignidade. São 25 leitos aqui e outros 15 leitos no Retiro. Essas são ações emergenciais, mas a Saúde está sendo revista como um todo, desde a Atenção Básica. Queremos ampliar as equipes do PSF (Programa de Saúde da Família) e além desses dois PAs temos direito a quatro UPAs federais. As duas primeiras serão na Zona Oeste e também na Zona Leste, na Ponte São João, já com tramitação adiantada em Brasília. E um novo hospital, com 300 leitos, também já tratado pelo prefeito Pedro Bigardi com autoridades federais”, afirma Cláudio.
A nova estrutura municipal de saúde, afirma o secretário, em dois anos vai reforçar a atual rede de unidades básicas e de dois hospitais existentes, trabalhando em sintonia com o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e Hospital Regional, com que o governo estadual visa as cidades da região metropolitana da Aglomeração Urbana. “Estamos muito orgulhosos de já chegarmos ao primeiro passo dessa mudança”, afirma.
A cerimônia de abertura contou com muitos visitantes, conselheiros de saúde, secretários de governo e outras autoridades.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.