28/3/2013 - Jundiaí - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
As voluntárias da Pastoral da Criança, da Diocese de Jundiaí receberam nesta quarta-feira (27) uma palestra sobre os acidentes e a violência na infância. A responsável foi a médica pediatra Maria Christina Marques, conhecida pela atuação na UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim do Lago. O encontro ocorreu no auditório da Cúria, no Anhangabaú.
“Em todo o Brasil, os problemas de ordem infecciosa ou nutricional diminuíram, mas aumentaram os dados sobre casos de acidentes e violência contra crianças e também adolescentes”, afirma a médica.
Os motivos, resume, envolvem múltiplos fatores mas estão ligados principalmente ao que chama de “terceirização” da criança, como no caso de creches profissionais em alguns grupos e de cuidados de parentes em outros, resultante da inserção da mulher no mercado de trabalho.
“Esse não é apenas um problema em si mesmo, mas reflete em comportamentos onde os adultos se esquecem do papel de espelho e de educação cotidiana para as crianças. É o caso da mãe ou do pai que atravessa a rua correndo entre os carros puxando o filho pelo braço ou que até apenas usam um cotonete no ouvido enquanto conversam com o filho. Quando ele estiver sozinho, qual o modelo a ser copiado?”, afirma.
Informações
Com essas dicas simples, a médica instigou o debate e a reflexão entre os participantes da rede de 90 agentes que a pastoral mobiliza em 11 cidades da região diocesana. “Esse é objetivo, trazer informações novas nas palestras mensais que possam ser multiplicadas pelos agentes”, explica a coordenadora Helena Barsanelli Cella.
Para a médica Maria Christina, esse ponto é muito importante no cenário de crescimento dos acidentes ao lado da violência entre crianças e adolescentes. “Muitas vezes é a falta de informação que os coloca em situações de risco”, afirma.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Blog | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.