Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

30/8/2012 - Jundiaí - SP

Período de seca exige cautela junto à vegetação




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A Divisão Florestal de Jundiaí registrou focos isolados de queimadas em mata nativa, no fim desta terça-feira (28), na região do entorno da EtecBest (Escola Técnica Benedito Storani), no Jardim Aeroporto, como também no início da noite e madrugada desta quarta (29) na região do Eloy Chaves. Mais de vinte patrulheiros da Divisão Florestal estiveram empenhados, num intenso trabalho de revezamento no combate contra as chamas. Com a baixa umidade do ar, o que ocorre é uma combinação perfeita para a ocorrência dos incêndios ambientais.

O inverno de 2012, com suas oscilações de temperatura, tempo seco e mudanças climáticas, faz aumentar a atenção para quem trabalha na preservação do meio ambiente, como é o caso da Divisão Florestal, que tem como atividade diária monitorar a fauna e a flora de uma das reservas ecológicas mais importantes do Estado de São Paulo: a Serra do Japi. As equipes circulam entre as trilhas, cachoeiras e espaços que mereçam atenção mais criteriosa, a fim de coibir, por exemplo, as queimadas, o corte indevido de árvores e queda de balões.

“Toda estiagem aumenta a possibilidade de ameaças ao equilíbrio ambiental, principalmente as queimadas e incêndios.

 Qualquer pequeno foco pode se transformar em um incêndio de grandes proporções”, declarou o inspetor Soares.

Indícios comprovam que na maioria das vezes a causa dos incêndios é humana, ou por descuido, ou infelizmente, proposital.

No descuido estão inclusas situações como as bitucas de cigarros, manuseio de máquinas agrícolas no campo, dentre outros. Já proposital estão inclusas as queimadas.

Como é proibido, realizar queimadas de lixo também se inclui nesta lista. Também flagradas as queimadas, os incêndios dolosos, ou seja, que são provocados.

Prejuízos
Além do dano ambiental com a destruição de áreas verdes e poluição, os incêndios ambientais podem vitimar pessoas, se alastrar para casas e estabelecimentos comerciais, atingir grandes áreas de vegetação. Quando são em beira de estrada a fumaça obstrui a visão dos motoristas podendo causar graves acidentes. A orientação é que a conscientização cresça, principalmente para aqueles que ainda ateiam fogo de maneira proposital.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.